[Resenha] Okja

imagem: Okja
Filme: Okja
Ano: 2017
Duração: 1h 58min
Gênero: Aventura, Ficção Científica,  Drama
Direção: Joon-Ho Bong
Elenco: Seo-Hyun Ahn, Tilda Swinton, Jake Gyllenhaal, Paul Dano, Steven Yeun, Lily Collins, Daniel Henshall, Devon Bostick, entre outros.
Nacionalidade: Coreia do Sul, EUA

Sinopse: Nova York, 2007. Lucy Mirando (Tilda Swinton), a CEO de uma poderosa empresa, apresenta ao mundo que uma nova espécie animal foi descoberta no Chile. Apelidada de "super porco", ela é cuidada em laboratório e tem 26 animais enviados para países distintos, de forma que cada fazenda que o receba possa apresentá-lo à sua própria cultura local. A ideia é que os animais permaneçam espalhados ao redor do planeta por 10 anos, sendo que após este período participarão de um concurso que escolherá o melhor super porco. Uma década depois, a jovem Mija (Seo-Hyun Ahn) convive desde a infância com Okja, o super porco fêmea criado pelo avô. Prestes a perdê-la devido à proximidade do concurso, Mija decide lutar para ficar ao lado dela, custe o que custar.

imagem: Cinematologia

Opinião: Okja foi um filme inicialmente pouco divulgado pela Netflix, mas aos poucos foi ganhando mais atenção por parte dos assinantes e a plataforma investiu mais em sua divulgação. O longa trata de uma temática delicada: a relação do homem com os animais e a indústria da carne.

A empresária Lucy Mirando vende carne de um animal produzido em laboratório, os super-porcos, Okja é um deles. Porém, o animal teve a sorte de crescer com Mija, uma jovem que cresceu em uma montanha com seu avô e as duas acabaram criando um vínculo muito forte de amizade.

O início o filme foca nessa relação das duas e mostra que Okja é um animal extremamente inteligente. Quando os representantes de Lucy chegam para levar a porca para os Estados Unidos, o filme ganha seu tom dramático. 

imagem: Variety

Mija conta com a ajuda de um grupo de ativistas que lutam pelos direitos dos animais. No início há um conflito de interesses entre a meninas, que quer apenas levar Okja de volta para as montanhas e o grupo, que quer desmascarar Lucy Mirando. Mas no fim eles acabam se entendendo, e os ativistas tem um papel bem claro no filme: mostrar as atrocidades da empresa de Lucy.

Muitas cenas são fortes, mas é necessário que seja assim, para que tenhamos conhecimento do que passam os animais que são considerados alimento. O impacto que essas cenas causam é grande, e acho muito difícil alguém não refletir sobre o assunto após assistir o filme.

O filme é triste, mas ao mesmo tempo delicado, ele consegue trabalhar toda essa questão da indústria, das empresas que só se preocupam com o lucro, e traz o outro lado, os sentimentos do animas e das pessoas que estão ali para cuidar dessas vidas.

É mais uma bela produção da Netflix, com um bom roteiro, uma história original, comovente, e ainda conta com lindos cenários e bons efeitos visuais.

Confira o trailer:

Comentários

  1. Ainda não assisti esse filme, não me empolguei muito com ele
    Blog Entrelinhas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Felipe, se você der uma chance não vai se arrepender ;)

      Excluir
  2. Eu vi mas não sabia do que era o filme! Gostei de saber!

    www.vestindoideias.com

    ResponderExcluir
  3. Com certeza vou assistir esse filme, super curiosa com o final dele.

    Beijos
    http://www.pimentadeacucar.com

    ResponderExcluir
  4. Estou para ver esse filme com certeza esse final de semana. Eu confesso que quando vi pela primeira vez o trailer eu não curti, mas a história é muito boa.
    Beijos,

    https://lesjoursdemarcela.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Marcela, o trailer não chama muito a atenção, mas a história é ótima!

      Excluir
  5. Parece ser bem legal esse filme. Adorei a sinopse e com certeza irei conferir. Adorei o seu blog e já estou seguindo, beijos

    www.achatadebatom.blogspot.com
    Instagram.com/cristiana_nobrega
    Facebook.com/achatadebatom

    ResponderExcluir
  6. Nossa pouco divulgado mesmo porque eu nunca tinha visto...se não fosse o seu blog. Gostei da indicação, parece ser bonito o filme.

    Beijinhosss ;*
    Blog Resenhas da Pâm

    ResponderExcluir
  7. Meu Deus, adoro filmes assim. Dramático, sensível é que luta por uma causa justa. No inicio parece ser mais uma história boba né? mas pela resenha parece ser um filme lindo, enriquecedor é cheio de lições para a vida. Adorei a resenha. Beijos <3

    ResponderExcluir
  8. Oi Cassia,
    Este filme está super bem comentado. Eu estou com um pouco de receio de assistir. Sou vegetariana e tenho medo de me emocionar.
    Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Betty, também sou vegetariana e me emocionei bastante, mas mesmo assim vale muito a pena olhar

      Excluir
  9. mais um filme que não conhecia e fiquei curiosa. Este tipo de temáticas são importantes para ganharmos consciência do que os animais sofrem e mudarmos algumas coisas.

    beijinho
    The Midnight Effect / Instagram

    ResponderExcluir
  10. Eu vi várias vezes o anúncio desse filme, mas não tinha visto do se tratava direito. Agora que li seu post fiquei curiosa para assistir o filme de fato. É bem triste mesmo pensar em como os animais dos quais nos alimentamos são submetidos a sofrimentos brutais, quando na realidade são formas de vida como nós. Eu sinceramente não tiro a razão dos ativistas, embora saiba a importância nutritiva de se comer carne.
    E apesar de curiosa, não sei se teria coragem de ver até o final, até porque você mesma já disse que o filme é triste, então imagino como termina... =/
    Bjks!
    https://mundinhodahanna.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Hanna, digamos que o final seja uma surpresa! E as vezes é bom vermos algo com essa temática um pouquinho mais pesada para desenvolvermos cada vez mais a empatia pelos animais.

      Excluir
  11. Olá
    Adicionei esse filme na minha lista porque meu cunhado disse que era meu tipo de filme e que eu iria gostar muito. Ainda não assisti, mas estou pensando seriamente em ver hoje mesmo. Acho que vou chorar horrores (sou muito chorona). Gostei muito de saber sua opinião a respeito.

    Vidas em Preto e Branco

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Lary! O filme é emocionante, mas vale a pena derramar algumas lágrimas assistindo ;)

      Excluir
  12. Este filme tem despertado algumas pessoas para a verdade cruel da exploração dos animais. Okja é real e está presente em todos os biliões de animais que são usados e assassinados por ano em nome das nossas mais egoístas vontades.

    ResponderExcluir
  13. Esse não é bem meu tipo de filme, mas a história parece MUITO interessante e relevante (com um propósito além de só entreter). Eu já não sou muito de comer carne, vamos ver se eu desisto depois de ver o filme hehe

    New in Makeup

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Com certeza ele lhe fará refletir sobre o assunto Fernanda!

      Excluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas