[Blogagem Coletiva] Blogosfera

Olá leitores!

Estou participando de uma blogagem coletiva do grupo Blogueiras Iniciantes, e o tema dessa vez foi "blogosfera".

Confesso que demorou um pouco para surgir uma ideia legal e criativa, até que decidi indicar alguns livros para quem deseja entender um pouco mais sobre esse mundo!

via GIPHY

Bom, vamos começar com os livros.

imagem: Livraria Cultura
A Arte de Escrever Bem: Escrever é fundamental. Afinal, quem, nos dias de hoje, não precisa mandar mensagens pelo correio eletrônico, escrever relatórios, fazer vestibular, ou produzir uma matéria jornalística? Este livro, inicialmente destinado a jornalistas e profissionais do texto, é claro e bem humorado. Donas de texto impecável, agradável e atual, Dad Squarisi e Arlete Salvador mostram como é possível redigir de modo adequado e elegante.  O primeiro livro que eu indico foi um que li na faculdade, A Arte de Escrever Bem. Saber escrever é super importante e hoje sinto falta disso nas blogueiras, são muitos erros ortográficos, muitas abreviações, falta de concordância nas frases, vamos lá né pessoal? Uma boa escrita faz toda a diferença!

imagem: Saraiva
Photoshop Para Iniciantes: Este livro é destinado aos leitores que desejam dar seus primeiros passos no universo do Adobe Photoshop, uma das mais conhecidas e poderosas ferramentas gráficas do mercado. Em seu conteúdo, exemplos práticos e detalhados passo a passo fornecerão ao leitor a habilidade para editar e manipular imagens, obtendo os mais diversos efeitos. Nele contém todas as informações necessárias para o leitor conhecer a interface do Adobe Photoshop, trabalhar com as camadas que compõem uma imagem, utilizar as poderosas ferramentas disponíveis, conhecer os diversos modos de visualização, manipular cores, paletas e padrões, aplicar filtros e muito mais!!! Esse e-book é super barato e super útil para quem quer personalizar o layout do blog e muitas vezes não tem a mínima noção de como usar as ferramentas que tem. 

imagem: Saraiva
Blog: Comunicação Íntima e Escrita na Internet: 'Blog : Comunicação e Escrita Íntima na Internet', de Denise Schittine, fala de um fenômeno típico de nosso tempo. A jornalista investiga o fenômeno dos blogs, os atuais diários íntimos na internet, e faz uma pertinente observação sobre a invasão do espaço privado pelo público tanto por esse meio de comunicação como em programas de tevê, como o Big Brother Brasil e outros no gênero reality show. A jornalista constata que os blogs vêm pouco a pouco substituindo os velhos diários de papel. Mas com uma característica bem peculiar. Os blogs, que na maioria das vezes tratam de detalhes da vida privada de seus autores, não existiriam se não fosse a presença de um público-leitor, que opina constantemente sobre a vida do blogueiro. É o contrário do diário tradicional, que sobrevive somente com o olhar do seu autor. 'O blog supõe comentários, pitacos, influências de um leitor. Por isso é muito interessante, porque pratica um novo tipo de discurso e memória. Uma memória tecida com os fios fornecidos pelo Outro', opina Denise Schittine. 

Bom, acho que com esses livros você já está mais do que preparado para ter um blog de qualidade. Espero que tenham gostado das dicas e se caso tenham algum livro que achem legal podem indicar também!

Comentários

  1. Gostei das tuas escolhas. E esse livro do photoshop era algo que eu precisava para ver se passava a perceber alguma coisa daquilo! xD

    beijinho
    The Midnight Effect / Instagram

    ResponderExcluir
  2. Amo ler. A melhor parte de ter um blog é o quanto precisamos estudar para fazer um bom trabalho

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Elieth! Realmente, ter um blog exige o mínimo de estudo.

      Excluir
  3. Menina, preciso urgente do Photoshop para iniciantes! Sou uma negação nesse programa! kkkk Engraçado que uso outros, que todos falam que é mais complicado, mas o bendito do Photoshop mesmo não entra na minha cabeça de jeito algum! E o livro do blog eu achei super interessante também... Acho que seria uma ideia válida ler... =)
    Bjks!

    https://mundinhodahanna.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Hanna! O Photoshop não é muito fácil, mas depois que você pega o jeito ele é maravilhoso!

      Excluir
  4. Amei o post e o jeito que você descreveu cada tópico !!

    ResponderExcluir
  5. Adorei as dicas de livros, estão bem bacanas.

    Beijos
    http://www.pimentadeacucar.com

    ResponderExcluir
  6. Eu me interessei pelo último, deve ser ótimo :3

    www.vestindoideias.com

    ResponderExcluir
  7. Que bacana! Esses livros ajudam demais, ótimas diquinhaas! beijos

    www.achatadebatom.blogspot.com

    ResponderExcluir
  8. Eu concordo muito na parte de que falta um pouco mais de cuidado com a escrita nos blogs atualmente. Tudo bem que, comparado com o início, o texto passou dividir espaço com fotos e vídeos mas, de qualquer forma, a essência do blog é o texto.
    Beijos.

    BLOG COISA E TAL

    ResponderExcluir
  9. Olá
    Acho que o blogueiro tem que estar sempre lendo, sempre estudando, sempre se atualizando. Adorei as indicações de livros. Vou procurar.

    Vidas em Preto e Branco

    ResponderExcluir
  10. Gostei desse: A Arte de Escrever Bem. Preciso melhorar minha escrita, rs.

    ResponderExcluir
  11. Excelentes dicas! Todo pessoa precisa se qualificar, independente com o que trabalha, ninguém deve ficar parado no tempo. Já coloquei a sua pagina nos meus favoritos. Quero ler todos!
    https://agorasoujornalista.blogspot.com/

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas