[Resenha] Roma

imagem retirada do site AdoroCinema
Filme: Roma
Data de lançamento: 14 de dezembro de 2018
Duração: 2h 15min
Gênero: Drama
Direção: Alfonso Cuarón
Elenco: Yalitza Aparicio, Marina de Tavira, Nancy Garcia, Verónica Garcia, Daniela Demesa, Fernando Grediaga, Jorge Antonio Guerrero, Marco Graf, entre outros
Nacionalidade: México, EUA

Sinopse: Cidade do México, 1970. A rotina de uma família de classe média é controlada de maneira silenciosa por uma mulher (Yalitza Aparicio), que trabalha como babá e empregada doméstica. Durante um ano, diversos acontecimentos inesperados começam a afetar a vida de todos os moradores da casa, dando origem a uma série de mudanças, coletivas e pessoais.

imagem retirada do site Sim Notícias

Opinião: O filme Roma estava na minha lista de "filmes para serem assistidos" desde suas indicações ao Oscar. Quando li a sinopse da trama fiquei bem curiosa para conferir a história e o fato de ser dirigido por Alfonso Cuarón aumentou ainda mais o meu interesse na narrativa.

Porém, o fato de ser em preto e branco e com poucos diálogos, como já havia lido em algumas resenhas, de certa forma construiam uma barreira entre a minha pessoa e o filme, por isso acabei demorando um pouco mais para realmente assisti-lo.

imagem retirada do site O que tem na nossa estante
Quando finalmente consegui conferir o filme, a surpresa foi grande, o filme é de fato diferente do senso comum, a forma como ele foi produzido traz toda a sensibilidade e profundidade contida na história para a tela do filme. 

Cleo, que é protagonista da história, consegue transmitir seus sentimentos, que aparentam ser bem intensos, através do seu olhar e de suas poucas falas. A personagem sofre bastante ao longo do filme devido a uma gravidez indesejada, e além da sua gestação, ela precisa lidar com as crianças da casa onde trabalha e também com o momento difícil pelo qual a família passa.

imagem retirada do site Cultura Genial

Aproveitando o contexto familiar, a mãe das crianças, Sofia, também é uma personagem muito marcante, ela luta pelo seu casamento, e quando o divórcio acaba acontecendo, ela faz de tudo para manter a felicidade dos seus filhos. A união de Cleo e Sofia nesse momento difícil foi um aspecto que foi bem positivo no filme, mostrando a cumplicidade de duas mulheres que mesmo vindas de diferentes classes sociais, demonstram sua empatia uma pela outra.

Roma é um filme profundo, que exige do espectador bastante atenção para entender e absorver tudo o que a trama tem a oferecer. Confesso que em alguns momentos a narrativa se torna um pouco cansativa, mas em compensação, a maior parte do filme trabalha muito com a intensidade daquela história, tornando o filme, mesmo que denso, uma produção audiovisual diferente e excêntrica.

imagem: Divulgação
Vou destacar aqui duas cenas que foram marcantes e merecem ser comentadas: a primeira é a cena do parto da Cleo, quando ela e os médicos percebem que o bebê nasceu morto, a tensão e tristeza que toma conta daquele cenário conseguem ser profundamente sentidas pelo espectador, o fato que o corpo de bebê permanecer um bom tempo na cena colabora mais ainda para essa sensação. 

A segunda cena é de Cleo com as crianças na praia, quando elas se afogam, e a babá, mesmo sem saber nadar, não pensa duas vezes e  entra no mar para salvar a dupla. Essa foi uma cena que me causou um desconforto enorme, a sensação era de que nenhum deles ia conseguir sair dali. Esse é outro momento em que os sentimentos dos personagens são transmitidos ao espectador e também mostra o amor que a protagonista sente pelas crianças e do que ela capaz de fazer pela vida dos pequenos.

Confira o trailer:

 

Comentários

  1. eu acho o filme um pouco devagar em alguns momentos, mas ele é lindo,bem poético e com uma mensagem feminina e social bem importantes

    www.tofucolorido.com.br
    www.facebook.com/blogtofucolorido

    ResponderExcluir
  2. Roma também está na minha lista de "filmes para serem assistidos" mas ainda não assisti :(
    Pelo que você disse parece ótimo, mas precisar ver com calma e atenção pra entender né?
    Quando eu tiver um tempo maior e estiver mais disposta com ver! ;)

    https://www.heyimwiththeband.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Tô precisando muito ver este filme. Comecei, mas não consegui seguir em frente...
    Beijos

    ResponderExcluir
  4. Eu quero assistir esse filme mas assumo que também tenho essa barreira, gostei da sua resenha e vou tomar coragem para assistir depois dela

    Beijos
    www.pimentadeacucar.com

    ResponderExcluir
  5. Amei sua resenha, confesso que me interessei muito pela história, mas não sei se iria ficar tão entusiasmada por ele ser preto e branco e não criar essa conexão com facilidade com quem está vendo!

    https://www.kailagarcia.com

    ResponderExcluir
  6. É realmente necessário ter paciência para assistir um filme em preto e branco e com poucas falas. Mas, creio que o fato de o filme não ter um roteiro rápido acaba por demonstrar seu lado artístico, nós telespectadores acabamos pegando os sentimentos e acontecimentos por meio de um olhar e/ou leitura corporal do personagem. É como vc disse, é uma produção audiovisual diferente.
    Gostei da sua resenha e esse filme está na minha lista!
    Beijo, Blog Apenas Leite e Pimenta ♥
    Canal no Youtube >> Me ajude a chegar em 1K inscritos!

    ResponderExcluir
  7. Muita gente tem falado sobre este filme! Quero muito vê-lo.
    Beijos!
    Jenifer Cruuz

    ResponderExcluir
  8. Oi Cássia,
    Eu ia assistir na época do Oscar, mas acabou que fui adiando, fui adiando e não consegui ainda.
    Mas quero, vejo muitos comentários positivos sobre e também quero ter uma opinião.
    beijos
    https://estante-da-ale.blogspot.com/

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas