[Resenha] O Mundo Sombrio de Sabrina - Primeira temporada

imagem: Capricho
Série: O Mundo Sombrio de Sabrina
Data de lançamento: 26 de outubro de 2018
Temporadas: Uma (com 11 episódios e 1 especial de Natal)

Gênero: Drama, Terror, Fantasia

Direção: Roberto Aguirre-Sacasa

Elenco: Kiernan Shipka, Ross Lynch, Miranda Otto, Lucy Davis, Chance Perdomo, Michelle Gomez, Jaz Sinclair, Tati Gabrielle, Adeline Rudolph, Richard Coyle, entre outros

Nacionalidade: EUA


Sinopse: Prestes a completar dezesseis anos, a jovem Sabrina Spellman (Kiernan Shipka) é obrigada a tomar uma decisão crucial que mudará sua vida para sempre. Ela deve escolher entre o mundo das bruxas e o mundo dos mortais, enquanto luta para proteger a família e os amigos de forças sombrias que os ameaçam. 

imagem: Legião dos Heróis
Opinião: Sabrina Spellman é uma jovem metade bruxa e metade humana, que vai completar 16 anos de vida e deve decidir se fica ao lado de seus amigos mortais, ou assume de vez sua identidade de bruxa. Claro que sua família espera que ela assine o livro da Besta e se torne uma bruxa completa.

Mas Sabrina, sempre muito questionadora, possuí algumas dúvidas em relação a ser uma bruxa e as condições que assume ao assinar o tal livro da Besta. Ela não quer ser controlada pelo "Senhor das Trevas" e quer aproveitar o melhor dos dois mundos, protegendo seus amigos e conhecendo melhor o mundo das bruxas.

imagem: BuzzFeed
Se manter nos dois mundos não será nada fácil, e algumas bruxas e bruxos farão de tudo para que a vontade do seu líder seja feita e Sabrina assine o seu livro, aceitando o seu reinado. A jovem bruxa está consciente de tudo o que precisa enfrentar e embarca nessa aventura com muita coragem e no fim das contas acaba tendo o apoio de sua família.

Quem acha que a série é teen e algo leve de assistir se engana, O Mundo Sombrio de Sabrina na maior parte da narrativa pode ser bem assustador e macabro, trabalhando o mundo das bruxas da forma que eu acredito ser a mais adequada, sem colorir muito esse mundo desconhecido. Os primeiros episódios são os mais aterrorizantes, ao longo do tempo a série vai amadurecendo a sua forma de conduzir a narrativa e foca mais em um terror psicológico.

imagem: Cromossomo Nerd
O elenco da série é fantástico e cada personagem tem um carisma diferente, até mesmo dos vilões eu gostei, pois foram personagens muito bem construidos. A única personagem que me irritou levemente algumas vezes foi a tia Hilda, que por ser tão doce se torna caricata e fútil em alguns momentos, mas quando ela tem uma oportunidade é capaz de mostrar toda a sua força.

Em relação ao aspecto visual da série o que me deixou um pouco desconfortável no início foi o fundo que normalmente estava desfocado, ao longo dos episódios eu não sei se esse aspecto foi de fato diminuindo ou eu me acostumei com o efeito visual. A paleta de cores foi sempre muito bem usada em cada cena, normalmente mantendo o aspecto mais obscuro característico da série.

imagem: Farofa Geek
Os figurinos e cenários também são fantásticos, eu particularmente gosto muito dessa energia mais "dark" presente no mundo das bruxas, então as roupas, maquiagens e cenários mais escuros me deixaram encantada, fazendo com o que eu me prendesse ainda mais em cada episódio.

Falando nos episódios, esses podem ser longos, mas a narrativa é tão bem construída que você fica completamente preso na história, querendo saber logo o que vai acontecer com Sabrina e todos os personagens envolvidos na sua vida, e acaba nem percebendo o tempo do episódio passando.

imagem: Capricho
Mas de todos os aspectos já apontados até aqui, o que mais me chamou atenção foi a relação das bruxas com o Diabo, é incrível a semelhança que a crença delas possuí com qualquer religião que já conhecemos, por mais que elas critiquem a fé dos humanos. 

Esse cegueira religiosa leva as bruxas a seguirem tudo o que seu Senhor manda sem questionar nada, e Sabrina percebe isso, ela não quer ser mais uma seguidora dele, ela quer derrotá-lo e fazer com que todas as bruxas também sejam livres. Mas ao mesmo tempo em que ela começa a temporada cheia de ideologias, ao longo dos episódios, com uma grande influência de sua professora, ela vai cada vez mais se aproximando do Senhor das Trevas e se assemelhando a qualquer outra bruxa.

imagem: R7
O Mundo Sombrio de Sabrina revela muitas sensações para o telespectador, em certos momentos nos apaixonados pela história, em muitos outros nos assustamos, mas no fim nós nos questionamos sobre toda aquela fé que as bruxas seguem cegamente e acreditamos muito nos ideais de Sabrina Spellman. A primeira temporada deixa muitos caminhos para uma segunda temporada que promete ser tão boa quando sua temporada de estreia.

Confira o trailer:

  

Comentários

  1. Não sou muito de coisas de terror, mas já ouvi falar bem da série. Achei que a sua resenha contempla a informação necessária para quem nunca viu, como eu.

    Um beijo,
    Fernanda Rodrigues | contato@algumasobservacoes.com
    Algumas Observações
    Projeto Escrita Criativa

    ResponderExcluir
  2. Olá!
    Acabou que eu ainda não assisti!
    Mas confesso que sempre fico com o pé atrás pra assistir coisas com bruxos (as), não sei bem o porquê! kkk
    Bjs
    http://acolecionadoradehistorias.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ha ha ha por que será né Carol? Mas olha, eu se fosse você dava uma chance pelo menos para assistir um episódio.

      Excluir
  3. Eu estou com uma vontade imensa de assistir. Falta tempo. Mas, parece ser muito bom!
    nicenessbeauty.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Assim que tiver um tempinho sobrando assista, você vai gostar!

      Excluir
  4. Olá Cássia,
    Eu já havia visto o trailer da série e ao contrário dos que muitos diziam, a série não é leve. Achei até um pouco pesada demais, como você mesmo descreveu. Eu adoro fantasia, mas não gosto de terror, então eu não cheguei a ver a série e nem pretendo. Preciso privar minhas noites de sono de serem atormentadas hahahaha. Mas, eu gostei muito da sua resenha. Deu pra ter uma noção melhor sobre a série e confirmar algumas coisas que eu já supunha.
    Beijos e obrigada!

    BorboletraInstagram

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A série é bem pesada mesmo e isso custou algumas noites de sono minhas! Mas como gosto muito do gênero terror, já estou acostumada com isso.

      Excluir
  5. Confesso que quando anunciaram, eu fiquei bem interessada
    mas qd fui dar uma olhada achei macabro demais, n é o tipo de série/filme que eu goste.

    Bjoooooooos
    muitospedacinhosdemim.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah que pena Fernanda, acho que muitas pessoas passaram pela mesma situação que você

      Excluir
  6. Essa série virou um sucesso, né? Todo mundo diz que ela é maravilhosa. Ainda não assisti, mas quero!

    https://www.kailagarcia.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sucesso absoluto Kaila, a Netflix deve investir pesado na próxima temporada

      Excluir
  7. ahh parece até bacana, mas confesso que a temática teen me cansa kkkkk
    bjs www.diadebrilho.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mas essa questão teen é bem sutil na série Wanessa!

      Excluir
  8. Eu gostei muitooo desse seriado e estou animada para a segunda temporada!
    A fotografia, os figurinos... tudo é muito bonito!

    https://www.heyimwiththeband.com.br/

    ResponderExcluir
  9. Oi Cássia,

    Ouvi muito elogios sobre essa série da Netflix. Eu ainda não me aventurei nela, mas está na minha listinha.
    Bjs e uma boa semana!
    Diário dos Livros
    Conheça o Instagram

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Quando assistir me conta o que achou Jessica, espero que goste!

      Excluir
  10. ah eu via a serie nos anos 90 e amava! ja vi esse remake da serie e achei tbm adorei, to doida pela segunda temporada

    www.tofucolorido.com.br
    www.facebook.com/blogtofucolorido

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A série dos anos 90 eu não cheguei a assistir mas pelo que li é bem diferente dessa nova versão né?

      Excluir
  11. Você acredita que eu assisti a série, mas não curti tanto? Muita gente que conheço gostou, mas achei que a série não me convenceu.

    https://www.biigthais.com/

    Beijoos ;*

    ResponderExcluir
  12. Oi Cássia,
    Eu adorei essa série, maratonei em um final de semana e não vejo a hora da segunda parte entrar.
    O mais legal são os personagens secundários, porque a Sabrina em si só faz meleca, rs.
    beijos
    http://estante-da-ale.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. HA HA HA sim! Ela me irritava um pouco as vezes, mas ao mesmo tempo acho ela muito corajosa.

      Excluir
  13. Olá
    Eu costumava assistir a Sabrina quando era mais nova, na série antiga, bem belezinha fofinha, com o gato falante. Minha melhor amiga vive me indicando essa série, fala que é minha cara e que eu super vou adorar, mas fico com um pé atrás. Acho que vou achar zuada, ou ficar com medo... Sei la´. Quem sabe mais pra frente.

    Vidas em Preto e Branco

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Talvez com medo você fique mesmo, mas acho que pode gostar da história!

      Excluir
  14. Doida para ver essa série. Ainda não encontrei tempo para ver, mas deve ser d+! Amava os filmes e o desenho da Sabrina XD

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas