OPINIÃO - À ESPERA DE UM MILAGRE

imagem: Fatos Desconhecidos
Filme: À Espera de um Milagre
Ano: 2000
Duração: 3h09min
Gênero: Fantasia, Policial
Elenco: Tom Hanks, Michael Clarke Duncan, David Morse, Bonnie Hunt, Gary Sinise, James Cromwell, Michael Jeter, Sam Rockweel, entre outros
Direção: Frank Darabont

Sinopse: 1935, no corredor da morte de uma prisão sulista. Paul Edgecomb (Tom Hanks) é o chefe de guarda da prisão, que tem John Coffey (Michael Clarke Duncan) como um de seus prisioneiros. Aos poucos, desenvolve-se entre eles uma relação incomum, baseada na descoberta de que o prisioneiro possui um dom mágico que é, ao mesmo tempo, misterioso e milagroso.

Opinião: À Espera de um Milagre é uma história fictícia, mas contém alguns temas que podem muito bem ser debatidos na nossa sociedade, principalmente a questão da pena de morte. Primeiro vou falar do filme e depois volto à essa questão. 

O filme tem um clima pesado e triste do início ao fim. Mesmo com os pequenos momentos de alegria dos prisioneiros, e com os milagres feitos por John Coffey, a situação ali não é nada fácil. E ainda a ala E, cenário onde se passa a maior parte da história, conta com um policial que não tem o mínimo de empatia nem com os prisioneiros, nem com os colegas de trabalho. Percy Wetmore é tão desagradável que torna a situação pior do que já é, e ainda ameaça os outros policiais o tempo todo por conhecer muita gente considerada "importante".

As cenas na cadeira elétrica são sem dúvida as mais chocantes do filme, e ai é onde se encontra um assunto que precisa se debatido na nossa sociedade. Até que ponto alguém merece ser condenado a morte? E quantos dos condenados na vida real não foram injustiçados como John? É um tema muito delicado. Por muito tempo fui a favor e era do time do "bandido bom é bandido morto", hoje, por diversos fatores, penso diferente.

No filme, apesar de toda a situação, a história é linda e acaba sendo uma lição de vida. John é uma pessoa muito pura, e ele só quer ajudar no que pode sempre, e com o seu jeito acaba conquistando os guardas, menos Percy, claro, mas ele teve um fim justo, que deixa quem assiste o longa satisfeito.

Confira o trailer:

Comentários

  1. Oi Cássia! O filme é lindo mesmo, um dos meus preferidos do Tom Hanks! Sempre que vejo vou as lágrimas!!

    Bjs, Mi

    O que tem na nossa estante

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas