[Resenha] O Último Cruzeiro - Arthur La Bern

imagem: Mercado Livre
Livro: O Último Cruzeiro
Autor: Arthur La Bern
Editora: Record
Páginas: 230

Sinopse: Era uma dia de grande tristeza para o Capitão Hugh Mallet. Seu navio, o Sun Queen, ia partir para o ultimo cruzeiro. De Southampton via Nova York e Cidade do Cabo até uma sombria sucata de Tóquio... Era uma viagem que jamais seria esquecida por aquele grupo de passageiros milionários. George Parminter, embaixador norte-americano, com sua mulher neurótica e dois filhos adolescentes insuportáveis... Sam Tewkesbury, homem de negócios, rico, mas de pouca imaginação, que não sabia o que fazer com o dinheiro que tinha. Françoise Corbeille, arrogante, mas linda cantora de bordo... E o misterioso André Purcell, um mágico cheio de truques... Um pedido de socorro de um cargueiro russo, um sequestro audacioso e um clímax inesperado no sair calcinante do cais de Nova York...Tudo combina para fazer de O Ultimo Cruzeiro um romance de alta dramaticidade, que prenderá sua atenção até a última linha.

"- Não há nada que se possa fazer para salvar esse maravilhoso navio?"

Opinião: O Último Cruzeiro narra a última viagem do grandioso Sun Queen, um navio luxuoso que transporta pessoas ricas, famosas e importantes figuras políticas. Durante essa viagem, um tanto quanto conturbada, o Capitão Hugh Mallet precisa lidar com a morte de sua amada esposa e o fim de seu querido navio. Além disso, ao longo da viagem também acontece um suposto sequestro.

De início foi bem complicado eu me envolver com a narrativa do livro, são muitos personagens apresentados e poucos tem sua personalidade devidamente explorada, além de uma trama confusa que não prende o leitor.

"Lembre-se de mim quando, dia após dia, / Não mais me falar sobre nosso futuro por você planejado; / Apenas lembre-se de mim; você entende / Será então tarde demais para conselhos ou preces..." 

Quando enfim o sequestro dos filhos do embaixador norte americano é confirmado, a história começa a tomar forma e ficar com sua narrativa mais clara, mas ainda assim não me convencia. 

Foi o Capitão Hugh Mallet e sua amargura que deu brilho à essa história, o tempo todo o protagonismo dessa história pertencia à ele e sua relação com o Sun Queen. Hugh Mallet é um personagem sensível que passa por um momento nada fácil de sua vida, ele carrega essa dor bebendo e declamando poemas pelo navio, virando até motivo de piada entre os outros tripulantes.

O final do livro, a última cena entre ele e seu tão amado navio é de uma sensibilidade enorme, desejava que o autor focasse nessa relação ao longo do livro de uma forma mais clara. Mas essa última situação que ele visita o navio já em Tóquio faz o livro valer de uma forma incrível, e o que acontece com o Capitão no fim do livro mostra que a ligação entre e seu navio ia muito além de uma relação de anos de trabalho.

"Era sinistro andar por aqueles deques, iluminados apenas pela luminosidade azulada; o horizonte iluminado por fontes de faíscas, que poderiam ser festivos fogos de artifícios. Ele parou junto à amurada que ainda permanecia branca. Foi ali que se tinha declarado a Clotilde há 30 anos." 

Comentários

  1. Adorei a resenha, ainda não conhecia mas infelizmente não me chamou a atenção, não sei se leria.
    Adorei a dica, beijos boa semana
    www.bellapagina.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  2. Menina, nunca tinha ouvido falar desse livro, acredita? =O
    Infelizmente, não gosto muito de narrativas de viagem e as que são ambientadas no mar são ainda piores porque tenho muito medo mesmo de situações de naufrágios, mas por nunca ter ouvido falar desse livro, até que fiquei curiosa com ele, vai entender!
    Bjs

    http://livrelendo.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se te deixa mais tranquila, não tem naufrágio! hahaha

      Excluir
  3. Amei a resenha, não conhecia esse livro e parece ser do tipo que eu iria gostar. A capa me lembrou muito o estilo dos livros do Sidney Sheldon
    beijos
    http://lolamantovani.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Falando em Sidney Sheldon, tenho dois livros dele para ler ainda :o

      Excluir
  4. Não gosto de histórias assim enroladas, mas fiquei curiosa com seu final.

    Beijos
    http://www.pimentadeacucar.com

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas