[Resenha] Interferências - Connie Willis

imagem: Companhia das Letras
Livro: Interferências
Autora: Connie Willis
Editora: Suma de Letras
Páginas: 453
Gênero: Fantasia, Ficção Científica, Comédia, Romance

Sinopse: Combinando humor e romance, Connie Willis, ícone da ficção científica, entrega um livro envolvente sobre os perigos da tecnologia, do excesso nas redes sociais e... do amor. Em um futuro não muito distante, um simples procedimento cirúrgico é capaz de aumentar a empatia entre os casais, e ele está cada vez mais na moda. Por isso, Briddey Flannigan fica contente quando seu namorado, Trent, sugere que eles façam a cirurgia antes de se casarem — a ideia é que eles desfrutem de uma conexão emocional ainda maior, e que o relacionamento fique ainda mais completo. Bem, essa é a ideia. Mas as coisas acabam não acontecendo como o planejado: Briddey acaba se conectando com outra pessoa, totalmente inesperada. Conforme a situação vai saindo do controle, Briddey percebe que nem sempre muita informação é o melhor, e que o amor — e a comunicação — são bem mais complicados do que ela esperava. Mais complicado do que ela esperava.

"Se você acha que os pensamentos de quem estava no teatro eram ruins, devia ouvir um monte de universitários bêbados."

Opinião: Interferências provavelmente seria um livro que passaria batido por mim em uma livraria, comecei essa leitura por conta de um grupo de blogueiras que decidiu realizar uma leitura coletiva. No final desse post colocarei os links dos respectivos blogs.

Em Interferência conhecemos Briddey, que namora com Trent, Maeve, sua sobrinha, e o estranho C. B. Schwartz. Briddey parece sempre estar muito ocupada com tudo, seu emprego, seu relacionamento com Trent e principalmente sua família, que a sufoca durante todo o livro. Trent é um personagem misterioso que mostra seu verdadeiro eu mais do meio para o final do livro, ele é o típico empresário que faz de tudo por sucesso e dinheiro. Maeve é uma personagem digna de pena, ninguém a escuta e sua mãe é super protetora e está sempre desconfiada da garota. C. B. é o estranho funcionário que trabalha sozinho em uma sala gelada e quase não se comunica com quase ninguém.

"Você quer dizer: eu causei, pensou Briddey sentindo-se mal. A ideia brilhante foi minha. E o tiro saíra completamente pela culatra. Não só ela quase matara Trent e Lyzandra, como, em vez de proteger C. B., ela o entregara de mãos beijadas a eles."

A história de Interferências é bem complexa e exige muita atenção do leitor, principalmente quando C. B. explica suas teorias sobre o EED - procedimento que Briddey realiza com Trent - e telepatia. Falando em C. B., ele pode ser apresentado com um personagem estranho, mas ele é o melhor personagem da história, foi o único que gostei logo de cara e entendia todas as suas ações. 

Briddey é uma personagem de altos e baixos, em alguns momentos ela toma algumas atitudes que ninguém consegue entender, e a maneira que ela trata C. B. no início é inaceitável, mas quando os dois se aproximam o livro fica ótimo, os dois personagens trabalham muito bem um ao lado do outro. Trent é o famoso embuste, ele trata Briddey de uma maneira seca, sem sentimentos, e desde o início da história eu desconfiei de suas intenções com ela, depois minhas teorias foram confirmadas. 

"E você está insinuando que deve haver um vínculo entre nós dois também. Confie em mim, não há. Estou apaixonada por..."

De forma geral, Interferência é um livro legal de se ler, mas há alguns furos na história, e alguns momentos que são muito extensos e se tornam até dispensáveis para o desenvolvimento da história. O final me agradou bastante (ALERTA DE SPOILER), mas acho que o romance de Briddey e C. B. poderia ter acontecido bem antes, e não no último capítulo. (FIM DO SPOILER) 

Enfim, apesar de seus defeitos, Interferências foi uma boa experiência literária, e foi melhor ainda ler de forma coletiva com as meninas colaboradoras do blog Coisas da Juuh, dessa forma acabei lendo bem mais rápido o livro e sempre tinha com quem comentar os acontecimentos. 

Comentários

  1. Oii!
    Confesso que esse livro também passaria batido por mim em uma livraria. haha
    A história parece ser legal e apesar dos furos, eu realmente fiquei com vontade de ler. :)
    Beijo

    Canastra Literária

    ResponderExcluir
  2. A Briddey é uma personagem que me deixou muito irritada, assim como toda a família dela. E concordo com o romance, deveria ter acontecido bem antes :/
    Tudo que Motiva

    ResponderExcluir
  3. Amei a resenha. Estou lendo esse livro desde o mês passado e ainda estou lá pela página 280, eu até tô gostando da história só que quando paro de ler não dá aquela vontade toda de voltar a ler.
    Achei o namorado da Briddey até agora muito nada a ver, o relacionamento deles não faz sentindo pra mim
    Beijos
    http://lolamantovani.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  4. Durante todo o livro a gente ficava naquele expectativa de romance e só foi acontecer no último capítulo rsrs

    ResponderExcluir
  5. Apesar de se estender em boas partes do livro acho que a história foi valida se fizermos alguns filtros, super amei o desenvolvimento do C.B. e da Briddey e não acredito que tenha sido leitura perdida. Um beijo moça!

    ResponderExcluir
  6. gostei mt de conhecer esse livro, to procurando algo assim mais leve, humor/romance para ler

    www.tofucolorido.com.br
    www.facebook.com/blogtofucolorido

    ResponderExcluir
  7. Simmm, esse romance merecia ser melhor desenvolvido!
    C.B. <3 <3


    Beijooos

    Blog Coisas da Juu

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas