[Resenha] Velvet Buzzsaw

imagem: Wikipedia
Filme: Velvet Buzzsaw
Data de lançamento: 1 de fevereiro de 2019
Gênero: Terror, Drama
Direção: Dan Gilroy
Elenco: Jake Gyllenhaal, Billy Magnussen, Toni Collette, John Malkovich, Natalia Dyer, Rene Russo, Zawe Ashton, Daveed Diggs, entre outros
Nacionalidade: EUA

Sinopse: Quando o mercado da arte colide diretamente com o mercado do comércio, artistas e investidores milionários encontram-se em um duro embate financeiro que pode sacrificar muito mais do que suas carreiras.

imagem: Observatório do Cinema
Opinião: Josephina trabalha em uma galeria de arte, quando seu vizinho morre e ela descobre que ele era um artista, chamado Vetril Dease, e suas obras de arte estão prestes a serem queimadas, ela não perde tempo e leva todo o material para sua casa. Rhodora, a dona da galeria, e o crítico Morf Wanderwalt também querem lucrar com o trabalho do artista misterioso e ajudam nas vendas dos quadros.

A arte de Dease chama muita atenção de todos, e algo que alguns percebem é que as imagens aparentemente se movem sozinhas dentro dos quadros. Então, misteriosamente, alguns personagens envolvidos na história começam a morrer, acontece que o espírito do artista está perseguindo todos aqueles que querem lucrar com sua arte.

imagem: Cenapop
Enquanto isso, Morf pesquisa sobre a vida de Dease e descobre que ele tem uma passado bem obscuro, envolvendo mortes e internações em hospícios, mas mesmo assim segue com as vendas dos quadros, quando o crítico percebe que algo está errado pode ser tarde demais.

Velvet Buzzsaw é um filme com uma narrativa muito atraente e diferente, quando assisti ao trailer divulgado pela Netflix fiquei ansiosa para conferir a história, pois me parecia um bom filme de terror.

imagem: Collider
Acontece que o filme consegue falhar em todos os aspectos, no quesito suspense e terror, os sustos não são convincentes e não se criar um clima de apreensão entre os personagens, o único de fato que parece estar realmente atormentado com a situação é Morf. Em alguns momentos o filme tenta fazer uma crítica sobre o mercado da arte, mas também é algo que não fica realmente claro e não é feito com afinco.

Existem muitas falhas dentro da narrativa e pouco do que acontece é explicado, entendo que em alguns filmes a ideia é não deixar tudo explicito, mas aqui o mínimo para se entender a história é também deixado de lado. Quem assiste Velvet Buzzsaw termina o filme com um grande ponto de interrogação na cabeça, pois é realmente difícil de se entender qual a mensagem que quer ser passada.

imagem: Where's The Jump?
Um dos poucos, talvez  o único ponto positivo do filme, é a excelente atuação de Jake Gyllenhaal como Morf. O ator como sempre se entregou ao personagem e fez um trabalho impecável, conseguindo transparecer toda a ganância e desespero que envolve o mercado da arte e seus ricos clientes e artistas, mas um único ator não consegue salvar uma narrativa sem nexo.

Confira o trailer:

Comentários

  1. ah eu vi sobre o lançamento desse filme! ele ja está na minha lista do netflix, quero assistir com certeza

    www.tofucolorido.com.br
    www.facebook.com/blogtofucolorido

    ResponderExcluir
  2. Não curto filmes de terror, mas pelo história em geral eu até achei que seria interessante, mas já que você disse que é meio confuso e deixa um ponto de interrogação na cabeça então nem vou querer assistir haha

    https://www.heyimwiththeband.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hahaha então, digamos que existem filmes melhores para serem assistidos ;)

      Excluir
  3. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  4. Oi Cássia,
    Eu não vejo muitos filmes de terror, na verdade, nem conhecia este, rs.
    Não faz muito meu estilo... Uma pena.
    Beijos
    http://estante-da-ale.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Este é bem recente mesmo, mas o terror dele pouco assusta

      Excluir
  5. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  6. Adorei sua resenha, não é o tipo de filme que me atrai e pelo que você disse, parece que ele deixou muito a desejar..

    https://www.kailagarcia.com

    ResponderExcluir
  7. Parece ser bom, ainda não assisti. Vou conferir ;)

    Blog: O Planeta Alternativo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Espero que sua experiência com o filme seja melhor que a minha!

      Excluir
  8. Não assisti, mas fiquei interessada. Uma pena que o filme deixa pontas soltas :/

    https://www.biigthais.com

    Beijoos ;*

    ResponderExcluir
  9. Oie,

    Não conhecia o filme, mas é uma pena que ele tenha bastante falhas nos aspectos importantes.
    Acho que não assistiria.
    Bjs e uma boa semana!
    Diário dos Livros
    Siga o Instagram

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O filme acaba prometendo muito e não entrega quase nada!

      Excluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas