#TBT do Estante 450: O Sorriso de Mona Lisa

imagem: Cineclick
Filme: O Sorriso de Mona Lisa
Data de lançamento: 23 de janeiro de 2004
Duração: 1h 59min
Gênero: Comédia dramática, Romance
Direção: Mike Newell
Elenco: Julia Roberts, Kirsten Dunst, Julia Stiles, Maggie Gyllenhaal, Dominic West, Juliet Stevenson, Marcia Gay Harden, John Slattery, entre outros.
Nacionalidade: EUA

Sinopse: Katherine Watson (Julia Roberts) é uma recém-graduada professora que consegue emprego no conceituado colégio Wellesley, para lecionar aulas de História da Arte. Incomodada com o conservadorismo da sociedade e do próprio colégio em que trabalha, Katharine decide lutar contra estas normas e acaba inspirando suas alunas a enfrentarem os desafios da vida.

imagem: Ccine 10

Opinião: O Sorriso de Mona Lisa nos mostra a vida de mulheres jovens nos anos 50. Elas estudam em uma escola tradicional, onde aprendem basicamente como ser uma boa esposa. Katherine, a nova professora, vinda da Califórnia e com uma mente mais aberta chega na escola para mudar, ou ao menos tentar, a vida dessas jovens estudantes, que descobrem que a vida vai muito mais além de estudar o que está no plano de ensino e esperar por um pedido de casamento.

Claro que a direção da escola, e até mesmo uma aluna, não gostam nada desse comportamento, e logo Katherine precisa aprender a lidar com as regras do local onde trabalha.

imagem: Ccine 10

Ao longo do filme a professora precisa lidar com muitos dilemas, como preparar uma aula para as jovens, se deve casar ou não, além disso ainda surge uma nova paixão em sua vida... Além de Katherine, conhecemos as vidas de algumas de suas alunas também, Betty que logo se envolve em um infeliz casamento, Joan que precisa decidir entre casar ou ir para uma faculdade... Enfim, todas ali lidam com muitas dificuldades e tabus em suas rotinas, e acabam encontrando em Katherine uma força para seguir em frente.

O filme trabalha com o tema feminismo de uma forma sutil e ao mesmo tempo marcante, algumas lições nós podemos facilmente levar para as nossas vidas e por mais que o filme se passe nos anos 50, algumas situações, infelizmente, ainda são extremamente atuais, tornando O Sorriso de Mona Lisa um filme atual e necessário.

Confira o trailer:

Comentários

  1. Amei sua resenha, ainda não conhecia esse filme, acredita? Com essa história e com esse elenco é difícil ser ruim.. aposto que ele surpreende!

    www.kailagarcia.com

    ResponderExcluir
  2. Oi Cássia,
    Assisti esse filme há muitos anos, gostei bastante na época.
    Preciso rever!
    Beijo
    http://estante-da-ale.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acho que cada vez que revermos esse filme ele nos traz uma nova lição!

      Excluir
  3. Nossa, esse filme ficou por muito tempo na minha listinha para assistir, mas sempre enrolei. Assisti faz pouco tempo e eu amei. Realmente é um filme que trabalha o feminismo, e é bem interessante.

    https://www.biigthais.com

    Beijoos ;*

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu assisti apenas porque uma amiga me recomendou e adorei!

      Excluir
  4. esse filme é demais! eu ja assisti algumas vezes e amo demais o tema feminista que aborda

    www.tofucolorido.com.br
    www.facebook.com/blogtofucolorido

    ResponderExcluir
  5. Oi Cássia,tudo bem?
    Eu adorei o enredo do filme é o tipo de história que me prende num filme. Já quero assistir! :)
    Beijo
    http://blogcarolarruda.blogspot.com
    @blogcarolarruda

    ResponderExcluir
  6. Olá
    Eu vi esse filme já tem algum tempo, mas achei incrível. Falei sobre ele no blog também. É uma história tão possível. Apesar de falar sobre a década de 50, poderia facilmente ser nos dias atuais.

    Vidas em Preto e Branco

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Exatamente Lary, o que acaba sendo um pouco assustador não é mesmo?

      Excluir
  7. Oi, Cássia!
    Faz muitos anos que assisti "O Sorriso de Mona Lisa", mas lembro de ter sido impactada pelas ideias feministas que ele traz. Na época, não entendia muito bem sobre o assunto e, por ser muito nova, também não tinha muita noção de como a nossa sociedade é estruturada. Incrível que, ao ler o seu post, fui percebendo como esse filme foi importante para a minha formação, haha. Concordo com você, o filme se mantém atual. Fiquei morrendo de vontade de rever, o elenco é ótimo!
    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se eu tivesse assistido quando era mais nova acho que também não entenderia tão bem as lições do filme, mas hoje com o meu conhecimento sobre feminismo consigo ver o filme dessa forma mais ideológica

      Excluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas