#TBT do Estante 450: Gênio Indomável

imagem: Wikipédia
Filme: Gênio Indomável
Data de lançamento: 20 de fevereiro de 1998
Duração: 2h 06min
Gênero: Drama
Direção: Gus Van Sant
Elenco: Matt Damon, Robin Williams, Ben Affleck, Minnie Driver, Stellan Skarsgard, Casey Affleck, Cole Hauser, Harmony Korine, entre outros.
Nacionalidade: EUA

Sinopse: Em Boston, um jovem de 20 anos (Matt Damon) que já teve algumas passagens pela polícia e é servente de uma universidade, revela-se um gênio em matemática e, por determinação legal, precisa fazer terapia, mas nada funciona, pois ele debocha de todos os analistas, até se identificar com um deles.

imagem: Cinema em Cena
Opinião: Will Hunting é um jovem rebelde sem muitos planos para o futuro, sua vida é baseada em sair com seus amigos e arrumar brigas com outros garotos. Ele trabalha como servente em uma faculdade. Nessa faculdade trabalha também o professor Gerard Lambeau, que desafia seus alunos a resolver um problema matemático considerado muito difícil. Ele deixa esse problema em um quadro no corredor da universidade, mas quem resolve, e com muita facilidade, o problema, é o jovem Will.

Impressionado com sua inteligência, o professor Gerard livra Will de uma possível prisão com duas condições, ele precisa estudar matemática com ele e fazer terapia duas vez por semana. Will, um pouco relutante, aceita. O problema é que o jovem problemático não leva a terapia a sério e desafia todos os terapeutas que tentam atender ele, até que conhece Sean Maguire, um terapeuta que o compreende e o desafia. 

imagem: Revista Pazes
O personagem Will tem uma personalidade muito forte e de fato não é uma pessoa fácil de lidar, ele passa a maior parte do tempo ignorando o seu potencial e não faz planos para o futuro, o tempo todo ele ignora as pessoas que tentam ajudá-lo, fugindo delas e fazendo de tudo para que elas se afastem dele também.

Além do importante papel do professor e o terapeuta, sua namorada, Skylar, e seu melhor amigo, Chuckie, possuem um papel muito importante nessa "missão" de fazer com que Will mude de vida. Skylar é uma jovem estudante de medicina, que ama muito Will, mas o garoto evita criar um vinculo com ela, por medo de ser abandonado futuramente, e Chuckie é quem vai falar algumas verdades para o seu amigo, para ver se ele compreende que ele pode sair da vida torta que leva.

imagem: Bauru TV
O roteiro no início é bem acelerado, mas depois que Will conhece Sean a narrativa entra num ritmo mais lento e intimista, acompanhando de perto as complexidades de Will. Algumas vezes podemos nos irritar com ele, muitas vezes ele é mal educado com pessoas que só querem o seu bem, mas o que mais impressiona de fato é sua inteligência.

Gênio Indomável é uma grande lição de vida, nos faz entender que nem sempre os gênios estão dentro de uma universidade estudando, as vezes eles estão lá trabalhando, ou estão em outros lugares, lendo e estudando o que querem e se tornando pessoas inteligentes de uma forma original, como o próprio Will diz.

imagem: Cinem(ação)
Esse filme nos faz refletir sobre as pessoas ao nosso redor e algumas que nós julgamos estarem "perdidas na vida", por simplesmente não serem convencionais, Gênio Indomável é uma lição de vida para lembrarmos para sempre.

Confira o trailer:


Comentários

  1. ah eu lembro qd esse filme foi lançado, já vi varias vezes e adoro a historia, super boa indicação

    www.tofucolorido.com.br
    www.facebook.com/blogtofucolorido

    ResponderExcluir
  2. Já ouvi falar bastante desse filme e até cheguei a assistir alguns pesados mas nunca vi inteiro!
    Imagino que a parte mais intimista seja realmente o mais interessante, gosto muito de filmes assim com diálogos bem inteligentes!
    Beijos.

    BLOG COISA E TAL

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tire um tempinho para assistir todo ele Fêh, acho que você vai gostar ;)

      Excluir
  3. Oi Cássia, puxa eu nunca vi esse clássico do cinema e lendo sua resenha bateu uma mega vontade de, enfim, conferir. Amo o Robin Williams e vai ser legal matar as saudades dele!

    Bjs, Mi

    O que tem na nossa estante

    ResponderExcluir
  4. Oi Cássica,
    Ainda não assisti ao filme, mas que elenco hein? De peso!
    beijos
    http://estante-da-ale.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  5. Oi Cássia

    assisti a esse filme muiiiito tempo atrás e n lembro mt coisa
    acho q vou assistir de novo!
    obrigada pela dica

    Bjooooooooos
    muitospedacinhosdemim.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. As vezes é bom assistirmos algo novamente, sempre tem algo novo a se aprender!

      Excluir
  6. Oie,
    Não conhecia o filme, mas gostei da premissa. É tão legal quando o filme nos trás uma lição ao terminar de assistir.
    Dica anotada!
    Bjs e uma boa semana!
    Diário dos Livros
    Siga o Instagram

    ResponderExcluir
  7. Olá
    Eu adoro esse filme. A primeira vez que o vi, foi na escola. Sempre que tenho chance de rever ele, revejo. Acho ele muito legal, um tapa na cara. Mostra que as aparências enganam.

    Vidas em Preto e Branco

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Quebra muitos paradigmas mesmo! Eu assisti ele pela primeira vez há pouco tempo mesmo

      Excluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas