#TBT do Estante 450: Cidade de Deus

imagem: Wikipedia
Filme: Cidade de Deus
Ano: 2002
Gênero: Drama
Duração: 2h 10min
Elenco: Alexandre Rodrigues, Leandro Firmino da Hora, Phellipe Haagensen, Seu Jorge, Matheus Nachtergaele, Douglas Silva, Jonathan Haagensen, Darlan Cunha, entre outros.
Direção: Fernando Meirelles, Kátia Lund
Nacionalidade: Brasil


Sinopse: Buscapé (Alexandre Rodrigues) é um jovem pobre, negro e muito sensível, que cresce em um universo de muita violência. Buscapé vive na Cidade de Deus, favela carioca conhecida por ser um dos locais mais violentos da cidade. Amedrontado com a possibilidade de se tornar um bandido, Buscapé acaba sendo salvo de seu destino por causa de seu talento como fotógrafo, o qual permite que siga carreira na profissão. É através de seu olhar atrás da câmera que Buscapé analisa o dia-a-dia da favela onde vive, onde a violência aparenta ser infinita.

imagem: Globo Filme

Opinião: Em Cidade de Deus, Buscapé narra sua história em uma comunidade do Rio de Janeiro, onde ele convive com a violência e o tráfico de drogas, mas para contar sua história, também precisamos conhecer Dadinho, Mané Galinha, Cenoura, Bené, e alguns outros personagens que de certa forma fazem parte de sua vida.

Buscapé é um menino que não quer viver aquela realidade do tráfico, isso fica claro desde o início do filme, ele usa seu talento como fotógrafo para tentar fugir daquela realidade. Já Dadinho desde criança mostrou que ia seguir o mundo do crime, quando ele completa 18 anos, se torna Zé Pequeno, um traficante perigoso que não precisa de muitos motivos para matar alguém.

imagem: Plano Crítico
Cidade de Deus nos apresenta de forma muito realista o que os moradores da favela presenciam, e como crianças, que já nascem dentro daquela realidade dificilmente saem daquele lugar, são poucos que se destacam como o personagem Buscapé. Além do tráfico, questões como uma polícia corrupta e a mídia sensacionalista, estão envolvidas nessa realidade também.

As atuações também são ótimas, Leandro Firmino da Hora, que interpreta Zé Pequeno soube dar vida ao personagem, ele consegue nos passar toda personalidade do traficante, junto com a energia pesada que ele carrega consigo, o ator que interpreta Dadinho, Zé Pequeno quando criança, Douglas Silva, também fez um bom trabalho.

E+ Estadão
 
O filme é de 2002, então sua qualidade técnica pode não ser a melhor, mas a forma como a história de Buscapé é narrada, desde a história do Trio Ternura até o dia em que ele consegue um estágio como fotógrafo, é muito bem montada, não há nenhuma grande falha. Assim como a fotografia do filme, que também foi muito bem trabalhada, inclusive a forma como eles trabalham as fotos de Buscapé na edição são um diferencial da obra.

→ O filme está disponível na Netflix, mas você também encontra ele completo no Youtube

Confira o trailer:

Comentários

  1. esse filme é msmo um marco no cinema brasileiro, acho sensacional

    www.tofucolorido.com.br
    www.facebook.com/blogtofucolorido

    ResponderExcluir
  2. Eu acho que o filme é muito interessante para ser analisado em vários quesitos de sociedade..

    www.vivendosentimentos.com.br

    ResponderExcluir
  3. Acredita que eu nunca assisti, Cássia?
    Quero conferir porque é um clássico nacional né?
    Podiam colocar na Netflix!
    beijos
    http://estante-da-ale.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Está disponível na Netflix Alessandra, corre para assistir ;)

      Excluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas