#TBT do Estante 450: Cidade de Deus
![]() |
imagem: Wikipedia |
Filme: Cidade de Deus
Ano: 2002
Gênero: Drama
Duração: 2h 10min
Elenco: Alexandre Rodrigues, Leandro Firmino da Hora, Phellipe Haagensen, Seu Jorge, Matheus Nachtergaele, Douglas Silva, Jonathan Haagensen, Darlan Cunha, entre outros.
Direção: Fernando Meirelles, Kátia Lund
Direção: Fernando Meirelles, Kátia Lund
Nacionalidade: Brasil
Sinopse: Buscapé (Alexandre Rodrigues) é um jovem pobre, negro e muito sensível, que cresce em um universo de muita violência. Buscapé vive na Cidade de Deus, favela carioca conhecida por ser um dos locais mais violentos da cidade. Amedrontado com a possibilidade de se tornar um bandido, Buscapé acaba sendo salvo de seu destino por causa de seu talento como fotógrafo, o qual permite que siga carreira na profissão. É através de seu olhar atrás da câmera que Buscapé analisa o dia-a-dia da favela onde vive, onde a violência aparenta ser infinita.
![]() |
imagem: Globo Filme |
Opinião: Em Cidade de Deus, Buscapé narra sua história em uma comunidade do Rio de Janeiro, onde ele convive com a violência e o tráfico de drogas, mas para contar sua história, também precisamos conhecer Dadinho, Mané Galinha, Cenoura, Bené, e alguns outros personagens que de certa forma fazem parte de sua vida.
Buscapé é um menino que não quer viver aquela realidade do tráfico, isso fica claro desde o início do filme, ele usa seu talento como fotógrafo para tentar fugir daquela realidade. Já Dadinho desde criança mostrou que ia seguir o mundo do crime, quando ele completa 18 anos, se torna Zé Pequeno, um traficante perigoso que não precisa de muitos motivos para matar alguém.
![]() |
imagem: Plano Crítico |
As atuações também são ótimas, Leandro Firmino da Hora, que interpreta Zé Pequeno soube dar vida ao personagem, ele consegue nos passar toda personalidade do traficante, junto com a energia pesada que ele carrega consigo, o ator que interpreta Dadinho, Zé Pequeno quando criança, Douglas Silva, também fez um bom trabalho.
![]() |
E+ Estadão |
O filme é de 2002, então sua qualidade técnica pode não ser a melhor, mas a forma como a história de Buscapé é narrada, desde a história do Trio Ternura até o dia em que ele consegue um estágio como fotógrafo, é muito bem montada, não há nenhuma grande falha. Assim como a fotografia do filme, que também foi muito bem trabalhada, inclusive a forma como eles trabalham as fotos de Buscapé na edição são um diferencial da obra.
→ O filme está disponível na Netflix, mas você também encontra ele completo no Youtube
Confira o trailer:
esse filme é msmo um marco no cinema brasileiro, acho sensacional
ResponderExcluirwww.tofucolorido.com.br
www.facebook.com/blogtofucolorido
Verdade Lívia!
ExcluirEu acho que o filme é muito interessante para ser analisado em vários quesitos de sociedade..
ResponderExcluirwww.vivendosentimentos.com.br
Isso! Cabem muitas análises dentro do filme
ExcluirAcredita que eu nunca assisti, Cássia?
ResponderExcluirQuero conferir porque é um clássico nacional né?
Podiam colocar na Netflix!
beijos
http://estante-da-ale.blogspot.com/
Está disponível na Netflix Alessandra, corre para assistir ;)
Excluir