[Resenha] Black Mirror: Bandersnatch

imagem: Wikipedia
Filme: Black Mirror: Bandersnatch
Data de lançamento: 28 de dezembro de 2018
Duração: 1h30min
Gênero: Ficção Científica, Drama, Suspense
Direção: David Slade
Elenco: Fionn, Whitehead, Craig Parkinson, Will Poulter, Alice Lowe, Asim Chaudhry e Jonathan Aris
Nacionalidade: EUA

Sinopse: A trama da série Black Mirror condensada em uma experiência de uma única história. Seguindo a temática da série, pessoas de um futuro distópico são atormentadas pela tecnologia que, supostamente, torna a vida cotidiana mais confortável. No entanto, essa interação se torna perigosa e, eventualmente, letal, conforme a vida íntima dos seres humanos se torna cada vez mais supervisionada. 

imagem: Polygon
Opinião: Black Mirror: Bandersnatch conta a história de Stefan, um jovem que está criando um jogo baseado em um livro chamado "Bandersnatch", onde existem caminhos e finais alternativos, quem escolhe é o leitor. O jogo de Stefan segue essa mesma ideia, assim como o filme da Netflix.

Quando a Netflix lançou esse filme interativo, onde quem assiste pode tomar as decisões pelo personagem, fiquei realmente curiosa, mas não estava esperando algo muito surpreendente. Pensei que fosse ser uma experiência simples, apenas um experimento da Netflix com uma nova ferramenta... engano meu.

imagem: UOL Notícias
É importante entender uma coisa: aqui o que importa não são aspectos como narrativa, fotografia, personagens ou outros detalhes que costumamos avaliar em diversos filmes. O mais importante aqui é a experiência que você tem.

No começo as escolhas que você precisa fazer são relativamente simples, até que várias situações começam a surgir e você chega em um ponto da história em que a escolha já não é mais exatamente sua. Você pode ficar em duvida se está seguindo o caminho certo e algumas vezes precisa refazer o caminho até chegar em um dos possíveis finais. Além disso, quando chegamos ao final, somos tentados a recomeçar a narrativa para ver quais são os outros possíveis finais que a história pode apresentar. 

imagem: The Independent
Falando nos possíveis finais, o número de "finais" que a história pode apresentar ainda é uma incógnita, se fala em 5, mas segundo quem assiste, são muitos finais possíveis, bem mais que 5. A Netflix ainda não confirmou um número exato.

São várias sensações que essa experiência pode te proporcionar, consegui me envolver muito dentro da narrativa e fazia de tudo para entender todos os finais possíveis que o personagem Stefan poderia encontrar. Mas chega um determinado momento em que nos questionamos: até que ponto realmente estamos controlando a história?


imagem: Collider

Black Mirror: Bandersnatch é uma experiência inovadora e única para cada um que assiste, acredito que a Netflix vai investir ainda mais em filmes e séries com opções interativas cada vez mais complexas.

Confira o trailer:

Comentários

  1. Eu assisti. Vi alguns finais diferente, mas fiquei em choque. É toda a essência da série esse episódio. Reproduz tudo que vimos em outros. A forma como controlamos o personagem e como o sistema (a tecnologia tbm) muitas vezes nos controla. ótimo post. Feliz 2019

    O Planeta Alternativo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Exatamente Walterlan, eu ainda não assisti todos os episódios da série mas pretendo assistir em breve!

      Excluir
  2. Ei! Tudo bem?

    Achei a proposta do filme super interessante e fiquei muito empolgada, assisti ontem e posso dizer que a ideia é de fato maravilhosa, mas não achei que a trama boa o bastante para convencer o telespectador, inclusive, me perdi em alguns momentos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Temos que nos concentrar muito na trama, em alguns momentos eu também me perdia

      Excluir
  3. Eu queria assistir mas não pegou no meu ipad. Vou ter que assistir na TV. Não vejo a hora!!

    www.vivendosentimentos.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acho que só funciona pelo PC/notebook, vi algumas pessoas reclamando disso

      Excluir
  4. PQP olha esse trailer até arrepiei. Eu ainda não vi mas estou louca pra assistir, adorei a resenha <3
    bjs bjs https://beperes.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E olha que o trailer é só uma palhinha do que o filme tem a oferecer hein!

      Excluir
  5. Mas como assim interativo??
    Como a gente pode escolher o que os personagens vão fazer?
    Achei bem loko... Muita modernidade pra minha cabeça haha

    https://www.heyimwiththeband.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hahaha, olha, foi muita tecnologia para minha cabeça também!

      Excluir
  6. Olá
    Eu assisti, não consegui me envolver com o Stefan, achei meio confuso e vi um final só, o primeiro que alcancei, e fui assistir outras coisas. Estava cheia de expectativa, porque amo a série Black Mirror, mas não curti muito o filme.

    Vidas em Preto e Branco

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que pena que não gostou Lary, para mim foi uma experiência super interessante!

      Excluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas