[Resenha] O Médico e o Monstro, R. L. Stevenson

imagem: Divulgação
Livro: O Médico e o Monstro, Dr. Jekyll e Mr. Hyde
Autor: R. L. Stevenson
Tradução: José Paulo Golob, Maria Angela Aguiar e Roberta Sartori
Editora: L&PM Pocket
Páginas: 104 (10 capítulos)
Gênero: Mistério, Terror

Sinopse: As suspeitas começaram quando Mr. Utterson, um circunspecto advogado londrino, leu o testamento de seu velho amigo Henry Jekyll. Qual era a relação entre o respeitável Dr. Jekyll e o diabólico Edward Hyde? Quem matou Sir Danvers, o ilustre membro do parlamento londrino? Assim começa uma das mais célebres histórias de horror da literatura mundial. A história assustadora do infernal alter ego do Dr. Jekyll e da busca através das ruas escuras de Londres que culmina numa terrível revelação. 

"- Utterson, eu juro por Deus - gritou o doutor -, eu juro por Deus que nunca mais porei meus olhos nele."

Opinião: O Médico e o Monstro é uma breve história envolvendo um advogado, Mr. Utterson, e o seu grande amigo Dr. Jekyll, um médico que possui um misterioso envolvimento com o estranho Edward Hyde, um sujeito cruel e o qual ninguém realmente conhece.

O desenrolar da história acontece com o advogado Utterson investigando a figura de Hyde, ele questiona seu amigo Jekyll sobre a sua relação com o personagem misterioso, mas o médico parece não querer revelar os seus segredos.

""Se esse Hyde gosta de brincar de esconde esconde-esconde", pensou, "eu posso contar até cem""

 A história do escritor R. L. Stevenson é um conhecido clássico do terror, mas esse foi meu primeiro contato com a narrativa. A leitura foi bem breve e a linguagem do livro é bem acessível, tornando a experiência algo bem agradável.

O autor soube conduzir a história de uma forma onde o suspense foi mantido do início ao fim, com várias versões da história sendo contadas por diferentes personagens. Dessa forma, o leitor pode conferir todos os acontecimentos com diferentes perspectivas.

"Mr. Utterson já tinha tremido ao ouvir o nome de Hyde, mas, quando o bastão foi colocado a sua frente, não podia ter mais nenhuma dúvida; ainda que quebrada e machucada, ela a reconheceu como a que ele tinha pessoalmente dado de presente a Henry Jekyll."

Concluindo o livro, o autor nos traz a versão completa de toda a trama, narrada por Jekyll, com esse capítulo final o leitor consegue compreender toda a narrativa d'O Médico e o Monstro. O livro trabalha muito bem com o suspense, o elemento terror aparece de uma forma muito subjetiva.

O Médico e o Monstro é mais um dos livros da coleção "Medo Clássico" da editora L&PM Pocket, que conta com cinco livros que marcaram o gênero do terror. Anteriormente, trouxe a resenha do livro "A Tumba", que pode ser lida aqui

→ Confira aqui uma reflexão sobre o seriado "Wild Wild Country"

Comentários

  1. Anothet beautiful post! I enjoyed this so much! Thanks for sharing this post ♡ cant wait till your next one ♡ all the best hope you have a great week

    Jadieegosh

    ResponderExcluir
  2. tai um classico do horror que eu sempre tive mt curiosidade em ler

    www.tofucolorido.com.br
    www.facebook.com/blogtofucolorido

    ResponderExcluir
  3. Oie!
    Eu não conhecia o livro, mas a história parece ser bem interessante.
    Se eu não me engano, já assisti uma peça com esse nome, e acredito que deva ser baseada nesse livro, porque pelo seu resumo, parece contar a mesma história.
    De qualquer forma, parece ser um livro muito bom. Fiquei bem interessada em ler :D

    Bjao
    Início de Conversa

    ResponderExcluir
  4. Esse livro é bem diferente do que costumo ler normalmente, mas a história parece ser ótima. Já entrou para a minha lista!

    https://www.kailagarcia.com

    ResponderExcluir
  5. Esse é um clássico que está na minha lista e assim que possível quero ler.
    Bom saber que a narrativa tem uma linguagem acessível, visto que o livro é antigo.
    Beijo, Blog Apenas Leite e Pimenta ♥

    ResponderExcluir
  6. Ainda não li, mas já tinha ouvido falar da história. Tenho muita vontade de ler :)

    https://www.biigthais.com

    Beijoos ;*

    ResponderExcluir
  7. Gosto muito de livros com esse tipo de suspense! Esse parece ser ótimo. Niceness Beauty Blogger

    ResponderExcluir
  8. Já tinha ouvido falar desse livro, parece bem legal.
    Apesar de não gostar de terror, acho que em livro é diferente.
    Nunca li uma história de terror acredita?

    https://www.heyimwiththeband.com.br/

    ResponderExcluir
  9. Boa tarde,

    Esse livro está na minha lista de desejados, a história parece incrível, esse é um clássico, ótima dica...bjs.

    https://devoradordeletras.blogspot.com

    ResponderExcluir
  10. Oi Cássia,
    Não conhecia o livro, é um clássico mas não tenho muita familiaridade com o terror.
    Confesso que não faz meu estilo não.
    beijos
    http://estante-da-ale.blogspot.com/

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas