[Resenha] A Tumba e outras histórias, H.P. Lovecraft

imagem retirada do site Saraiva
Livro: A Tumba e outras histórias
Autor: H.P. Lovecraft
Tradução: Jorge Ritter
Páginas: 213
Editora: L&PM POCKET
Gênero: Terror

Sinopse: Este volume reúne histórias exemplares dos variados estilos de narrativa que tornaram o escritor norme-americano H. P. Lovecraft (1890-1937) um dos autores cult mais apreciados em todo o mundo. De "A tumba", um verdadeiro conto clássico de horror, a "Entre as paredes de Eryx", uma história de ficção científica passada em Vênus, o leitor terá uma amostra do melhor da fantasia gótica, do flerte com o sobrenatural e com o oculto, de personagens que são jogados no coração da loucura. As horripilantes histórias de Lovecraft seduzem pelo crescente medo que inspiram e emergem, quase todas, num clímax supreendente. O livro traz, também, fragmentos e alguns dos primeiros contos escritos pelo autor, durante a adolescência. Os conhecedores de Lovecrat ficarão impressionados com a precocidade do estilo – que consagraria o artista maduro – e o tratamento de temas que tornariam célebre a sua obra posterior. Para os fãs do gênero, uma razão para comemorar. Para os não-iniciados, uma ótima porta de entrada.

"De repente, no entanto, parei para prestar atenção quando imaginei ter ouvido o som suave de passos que se aproximavam no chão rochoso da caverna" (A fera na caverna)

Opinião: Este livro foi meu primeiro contato com o escritor H.P. Lovecraft, que é muito conceituado entre os leitores do gênero de Terror. Com os diversos elogios que havia lido e ouvido sobre sua obra, minhas expectativas estavam bem altas, mas posso adiantar aqui que a experiência foi bem decepcionante.

A Tumba e outras histórias é um livro com vários contos do escritor, para não dizer que não consegui aproveitar nada dessa leitura, alguns contos foram muito interessantes, como "A estranha casa que pairava na névoa" que trabalha muito com nossa imaginação, desperta vários sentimentos e nos apresenta um final surpreendente, seguindo por caminhos inimagináveis ao leitor.

"Era o silencioso, o primeiro a chegar, o homem que queimara seus livros. Pelo resto da minha vida, em minha aparência exterior, eu seria esse homem!" (O clérigo diabólico)

Outros dois contos que gostei muito também foram "Entre as paredes de Eryx", uma história que se passa no planeta Vênus, onde o escritor conseguiu expressar muito toda a sua criatividade para a escrita, e também "A fera na caverna", um conto mais simples mas que envolve o leitor do início ao fim, trabalhando bem aquele medo do desconhecido.

Mas de uma forma geral, os outros contos eram de uma escrita pesada e difícil, acredito que o vocabulário do escritor era um tanto quando rebuscado, dificultando um pouco o entendimento das suas suas narrativas. A leitura se tornou algo cansativo e arrastado, levei cerca de dois meses para ler um livro pequeno com menos de 250 páginas!

"Eu vi o horror e a antiguidade perniciosa do Egito e a afinidade pavorosa que ele sempre teve com as tumbas e os templos dos mortos" (Aprisionado com os Faraós)

Infelizmente essa minha primeira experiência com H.P. Lovecraft acabou sendo bem decepcionante, não sei se vou arriscar no investimento de outro livro do autor, correndo o risco de me decepcionar novamente. Este livro faz parte de um box de livros do gênero Terror da editora L&PM POCKET, então durante um tempo vou trazer para vocês mais livros do gênero, incluindo alguns clássicos como "Drácula de Bram Stoker" e "Frankenstein".

Comentários

  1. Estudei um pouco do Lovecraft na faculdade, mas também não é o meu tipo de escritor preferido. Entretanto, reconheço a importância dele para a formação de outros escritores de suspense/terror.

    Um beijo,
    Fernanda Rodrigues | contato@algumasobservacoes.com
    Algumas Observações
    Projeto Escrita Criativa

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acho que quem estuda sobre o autor como você estudou deve entender melhor a importância do seu trabalho mesmo, eu infelizmente não consegui compreender o porque do seu nome ser tão aclamado

      Excluir
  2. nossa eu sempre tive curiosidade em ler os contos do autor, mas sabendo dessa sua experiencia bem decepcionante confesso que desanimei

    www.tofucolorido.com.br
    www.facebook.com/blogtofucolorido

    ResponderExcluir
  3. Não e o tipo de leitura que curto.
    Mas ótima resenha bem escrita.
    Beijos

    www.byglamour.com

    ResponderExcluir
  4. Nossa, achei super que você ia falar bem, que pena que foi decepcionante. O livro tinha até me chamado a atenção pela capa e título.

    https://www.biigthais.com/

    Beijoos ;*

    ResponderExcluir
  5. Que pena que te decepcionou :(
    Acontece né... Próximo próximo haha!

    https://www.heyimwiththeband.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Oi Cássia,

    Poxa que pena que a leitura do livro do autor foi muito cansativa.
    Eu não li nada dele, mas pelo estilo de escrita acho que também seria maçante.
    Bjs e uma boa semana!
    Diário dos Livros
    Conheça o Instagram

    ResponderExcluir
  7. Oi Cássia,
    Eu não leio muito terror e por mais que esse até possa ser considerado um clássico, confesso para você que não me arriscaria a ler não. Sei que seria algo ainda mais 'sofrido' e demorado para mim, rs.
    beijo
    http://estante-da-ale.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  8. Boa tarde,

    Eu ainda não li nada do autor, os cometários em relação a ele são bons, mas esse pelo visto não seria o livro a começar a conhecer o autor....kkkk...bjs.


    https://devoradordeletras.blogspot.com

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas