[Resenha] Cemitério Maldito

imagem retirada do site Vortex Cultural
Filme: Cemitério Maldito
Data de lançamento: 9 de maio de 2019
Duração: 1h 41min
Gênero: Terror
Direção: Kevin Kölsch, Dennis Widmyer
Elenco: Jason Clarke, Amy Seimetz, John Lithgow, Jeté Laurence, entre outros
Nacionalidade: EUA

Sinopse: A família Creed se muda para uma nova casa no interior, localizada nos arredores de um antigo cemitério amaldiçoado usado para enterrar animais de estimação - mas que já foi usado para sepultamento de indígenas. Algumas coisas estranhas começam a acontecer, transformando a vida cotidiana dos moradores em um pesadelo. 

imagem: Divulgação
Opinião: Cemitério Maldito é um filme de terror baseado no livro de mesmo nome do escritor Stephen King. A mesma história já havia sido adaptada para o audiovisual no ano de 1989, por isso podem acontecer muitas comparações com o filme original e o remake. Como eu não cheguei a assistir o "clássico", isso não vai acontecer nesse post.

O filme de 2019 começa com a família Creed se mudando para uma cidade do interior nos Estados Unidos, fugindo de uma rotina estressante que levavam em Boston. Ao chegarem na nova morada, eles não demoram para descobrir que dentro da sua propriedade existe um cemitério para animais, inclusive, a cena onde as crianças da cidade realizam uma procissão para enterrar um animal no local ganhou um tom bem macabro.
imagem: Paramount/Divulgação
Mas até então, o local não apresente nenhum perigo, o problema começa quando Church, o gato da família morre atropelado. O velho Jud, vizinho da família, percebe que a pequena Ellie ficaria muito chateada com a morte do animal, então leva Louis, o pai da família, para uma outra dimensão também existente na propriedade, é neste cemitério que algumas coisas assustadoras podem acontecer. Sem questionar muito, Louis enterra Church no local, e ainda na mesma noite, o gato volta com vida para a casa da família.

O que pode parece algo bom, afinal, Ellie nem percebeu o que aconteceu, se torna algo macabro e assustador, o comportamento do animal muda completamente e ele se torna uma presença sinistra dentro de casa. Louis vai falar com Jud para buscar explicações, o senhor então conta a verdadeira história daquele cemitério amaldiçoado.

imagem retirada do site Correio
Depois dessa primeira ida ao cemitério misterioso, diversos eventos infelizes acontecem dentro da família Creed, que acabam os levando de volta àquele lugar amaldiçoado. Claro que existem consequências para quem vai e volta do cemitério.

O filme possui um tom bem macabro, mas em alguns momentos o que prevalece é um leve toque de humor, não sei dizer se isso foi feito propositalmente pelos diretores, e isso acaba sendo um detalhe positivo em alguns momentos, mas negativo  e desnecessário na maioria das vezes.

imagem retirada do site Cinema ATM
A narrativa já é bem conhecida pelos fãs do gênero terror, somente alguns detalhes são alterados, mas nada que perca a essência da história de King. O filme se encaminha bem, até certo ponto, parece que depois de um determinado acontecimento chave a história começa a correr, os fatos acontecem de forma muito acelerada e aparentemente tudo o que os diretores queriam era acabar logo com aquela situação.

Acredito que se esses fatos fossem melhores explorados, e também toda a simbologia do filme fosse melhor apresentada e explicada, Cemitério Maldito poderia ser um filme bem mais marcante. O filme na sua proposta de entreter e assustar conseguiu o que desejava, mas não ousou em fazer algo mais critico e marcante.

Confira o trailer:

Comentários

  1. "Cemitério Maldito" não apenas representa uma sólida adição à lista de filmes adaptados de livros de Stephen King, ele também se encontra no topo, ao lado dos melhores de todos os tempos

    Tem matéria nova no site! Como usar vestido listrado

    ResponderExcluir
  2. Eu vi a pegadinha no Silvio Santos e depois pesquisei o trailler, fiquei bem interessada mas tenho medo de ver sozinha.
    Beijinhos ;*

    Blog Menina Caprichosa | Canal Youtube | Facebook | Insta

    ResponderExcluir
  3. Sua resenha como sempre ficou incrível, confesso que não gosto muito desse estilo de filme, mas para quem gosta é uma ótima pedida!

    https://www.kailagarcia.com

    ResponderExcluir
  4. Não sou fã do gênero, então eu passo. Mas adorei saber a sua opinião sobre o filme.

    https://www.biigthais.com

    Beijoos ;*

    ResponderExcluir
  5. Ótima resenha!
    Lhe convido a fazer parte do meu blog também!
    https://1wwwsaf.wordpress.com/

    ResponderExcluir
  6. Oi Cássia,
    Menina, eu tive uma vitória, assisti It: A Coisa e foi tudo tranquilo. Então, talvez, algum dia, numa manhã ensolarada, eu possa a vir assistir esse filme também, rs.
    Eu sou muito medrosa e odeio palhaços, então esse avanço pode em dizer que estou disposta a arriscar mais filmes de terror!
    beeeijos
    https://estante-da-ale.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Arrasou Alessandra! Se você assistiu It - A Coisa, vai assistir Cemitério Maldito tranquilamente!

      Excluir
  7. eu li esse livro na minha adolescencia e to bem curiosa pra assistir o filme

    www.tofucolorido.com.br
    www.facebook.com/blogtofucolorido

    ResponderExcluir
  8. Eu não curto terror, mas tô bem curiosa pra assistir esse filme!!
    Fiquei curiosa pra assistir esse filme e também o original!
    Eu gosto dos filmes do Stephen King. já viu Christine?
    É muito bom!

    https://www.heyimwiththeband.com.br/

    ResponderExcluir
  9. Acho que vou pular esse filme e ir para outro gênero, minha cota de terror para esse mês já passou do limite
    www.blogsereiando.com

    ResponderExcluir
  10. Oi Cássia,

    Eu ainda não vi a adaptação e tenh muita curiosidade em ler os livros do King, pois só vejo elogios sobre suas obras.
    Espero poder assistir em breve.
    Bjs e uma boa semana!
    Diário dos Livros
    Conheça o Instagram

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Já li alguns livros do King e são ótimos mesmo, os filmes, alguns conseguem ser legais também

      Excluir
  11. Olá Cássia, tudo bem?

    Ainda não vi o filme, mas estou super interessada em ver como que eles vão abordar a escrita maravilhosa do nosso King. Vi que curtiu o filme, mas que achou que ele não fugiu do convencional e isso me deixou mais intrigada ainda.

    Parabéns pela resenha!

    Beijinhosss, Tham
    4 You Books Mania

    ResponderExcluir
  12. Oie!
    Não costumo gostar muito de filmes que me assustem, já que naturalmente já sou muuuuito medrosa! hahaha
    Mas eu gosto da historia desse filme, e me interessei bastante! Pena que você disse que eles aceleram muito a narrativa a partir de um determinado momento, que eu até imagino qual seja, já que conheço a história, rs. Mas é realmente uma pena, porque é um filme que tem tudo pra ser maravilhoso, devido a sua premissa né?
    De qualquer forma, quero assistir, para ver o que eu acho.

    bjinhos ♥
    Início de Conversa

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A premissa do filme é ótima, a história é original assim como a maioria das narrativas do King!

      Excluir
  13. Não sou fã de filmes de terror e confesso que ainda não tinha ouvido falar desse mas sua resenha está ótima.

    Bjokas da Vaci :*
    https://blogpapodeesmalte.blogspot.com

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas