[Resenha] Antes de Dizer Adeus, Thaís Alves

imagem: Divulgação
Livro: Antes de Dizer Adeus
Autora: Thaís Alves
Editora: Cervus
Páginas: 208
Gênero: Drama, Romance

Sinopse: Dor. Mágoa originada por desgostos do espírito ou do coração; sentimento causado por decepção, desgraça, sofrimento... Essa definição nunca esteve tão correta para mim, até agora. Ao ser metaforicamente chutada pelo seu namorado, Lara vê sua vida que até então era perfeita, se acabar em poucos minutos. Porém, ao se distanciar de Julian, percebe que viver à mercê de alguém é perda de tempo. Colocando seu sonho de ser uma cantora famosa em primeiro lugar, parte para uma nova fase: muda-se para a casa de sua tia e decide se trancar para qualquer tipo de relacionamento amoroso. Tudo parece estar em seu devido lugar. Com um emprego que paga suas contas, seu violão na mão e coração fechado, Lara volta ao clichê que tanto ama. Até que em um sopro do destino conhece Ian, um playboy intimidador que está viajando a negócios. Hipnotizado com a voz da moça, ele pretende conquista-la, antes que seu passado o assombre novamente e o faça perder tudo outra vez. 

"Caminhamos em silêncio. Sinto uma nuvem de tensão entre Ian e eu, mas opto por ficar quieta. Ian destranca a porta do carro e fica do lado de fora, bebericando uma lata de água tônica, como se eu não existisse. Eu tusso um pouco para chamar atenção, mas ele nem se quer me olha. Deve estar numa dessas guerras mentais."

Opinião: Antes de Dizer Adeus foi a primeira parceria que fechei em 2019, com a escritora Thaís Alves. O livro conta a história de Lara Mackenzie, uma garota que após ter seu coração partido, decide se fechar para novos relacionamento e focar em seu sonho de ser cantora.

Atualmente ela trabalha em um bar, onde durante o dia é garçonete e durante a noite canta para um pequeno público. Lara vive com sua tia Dianna e sua pequena sobrinha Becky. Seu único amigo é Ryan, que também trabalha no bar.

"Tento parecer feliz. Transparecer que está tudo bem é a melhor maneira de levar situações como essa. Eu me enganei ao pensar que apenas eu não saberia mentir. Ao entrar, vejo Édgar e quando ele me vê, seus olhos enchem de lágrimas imediatamente."

É no bar onde Lara e Ryan trabalham que a garota vai conhecer Ian, um brasileiro que está nos Estados Unidos a negócio, ele trabalha em uma grande gravadora, local onde futuramente Lara vai conseguir conquistar seu sucesso como cantora.

O relacionamento de Ian e Lara me irritou profundamente, apesar dos momentos românticos entre o casal, na maioria do tempo o casal tem um comportamento bem infantil. Lara faz questão de manter seu comportamento de "marrenta" e chega a ser estúpida com Ian. Já o garoto tem um comportamento um pouco abusivo com Lara, seu ciúmes chega a ser excessivo em muitos momentos.

"Dianna me espera no sofá. Como prometido, uma garrafa de vinho e duas taças estão em cima da pequena mesa de centro. Jogo-me no sofá e suspiro."

O principal motivo do ciúmes de Ian é o melhor amigo de Lara, o Ryan. Gostei muito desse personagem, ele demonstra um respeito enorme por Lara e mesmo amando ela, aceita que ela nunca vai nutrir o mesmo sentimento por ele. Confesso que em certo momento do livro, torcia mais por "Lara e Ryan" do que pelo casal "Lara e Ian".

Outro aspecto positivo do livro é o relacionamento que Lara tem com Dianna e Becky, as três se completam de uma forma muito cativante, além de uma família, elas são amigas e sempre ajudam uma a outra da forma que podem, esse circulo social do livro é o que traz leveza e graciosidade para a história.

"Sentamo-nos em nossa pequena mesa de quatro lugares e Ryan e Dianna parecem querer conversar sobre outros assuntos, para que eu me distraia. Na verdade, eles conseguem me fazer vaguear e por um instante tudo parece ter voltado ao normal. Isso me faz pensar sobre como seria se eu nunca tivesse conhecido o Ian. Hoje, estaria sentada à mesa, rindo ao lado de quem realmente me ama. "

A história é bem leve e com uma narrativa relativamente simples, com algumas reviravoltas que conseguem manter a atenção do leitor no livro. Apesar dos defeitos de Lara e Ian, a história como um todo, e seu personagens coadjuvantes, que na maior parte do tempo são mais agradáveis que os protagonistas, conseguiram me conquistar e fizeram com que a leitura fosse rápida e fluída.

O livro ainda tem alguns erros de gramática, mas Thaís já informou que ainda não mandou seu trabalho para a revisão, então acredito que em breve teremos o livro com sua edição concluída, com uma bela capa (quando escrevi essa resenha o livro ainda estava em capa) e com sua escrita revisada e bem diagramada. Foi uma prazer fechar essa primeira parceria do ano com a escritora de Antes de Dizer Adeus, espero que em breve tenhamos outras parcerias com ela e com outros escritores também. 

"Ao relaxar meu corpo na cama, temo dormir. Estou em um misto de emoções, pois não sei se posso ser feliz. Quando estou com Ryan, nós brincamos, sorrimos e eu sinto que é o certo, mas a noite é minha pior inimiga. Ela me lembra que não são os momentos que me fazem feliz e sim, as escolhas certas. " 

Comentários

  1. Obrigada por sua sincera opinião 😍 que venham mais parcerias. Beijos 😘😘

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu que agradeço a oportunidade de fechar essa parceria Thaís!

      Excluir
  2. Não conhecia este livro. Gosto de romance, acredito que eu curtiria a leitura. No momento, estou me aventurando em poesia ♥ e autoconhecimento.
    bjs www.diadebrilho.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bacana Wanessa, não leio muita coisa dos dois gêneros mas gostaria de ler mais poesia

      Excluir
  3. Oi Cássia,
    Não conhecia o livro, mas já ouvi falar na Thais, quero conferir essa dica, pois gostei muito da premissa!
    beijos
    http://estante-da-ale.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que gostou Alessandra, a Thais tem um futuro brilhante como escritora!

      Excluir
  4. Não conhecia o livro, mas fiquei com vontade de ler. A história me chamou a atenção!

    https://www.biigthais.com

    Beijoos ;*

    ResponderExcluir
  5. Olá!
    Não conhecia o livro, achei a capa bem bonita!
    Pena que a premissa é tão clichê... E quando o casal principal mais irrita do que apaixona a gente é chaaato kkk Pelo menos os personagens secundários salvaram!
    Bjs
    http://acolecionadoradehistorias.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Os personagens secundários são uns amores, me apeguei bastante a eles hahaha

      Excluir
  6. nunca tinha ouvido falar nesse livro, mas ja adorei sua resenha e fiquei bem curiosa com essa leitura

    www.tofucolorido.com.br
    www.facebook.com/blogtofucolorido

    ResponderExcluir
  7. Oi Cássia,
    É tão bom fechar parcerias com autores nacionais. A gente encontra cada história encantadora.
    Não conhecia a autora e sua obra, mas achei a história bem interessante. Mais um romance que vai para a lista.
    Bjs e um bom fim de semana!
    Diário dos Livros
    Conheça o Instagram

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acho ótimo fechar parcerias, é uma maneira de incentivar a literatura nacional!

      Excluir
  8. Olá,

    Eu achei a história interessante e quando você que é leve, pronto ja gostei haha

    Beijos

    Abobrinha com Chocolate

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. hahaha quem não gosta daquela narrativa mais leve não é mesmo?

      Excluir
  9. Olá
    O livro parece ótimo. A Thais é uma fofa, já tive oportunidade de conversar com ela e é uma querida. A capa do livro ficou lindona e parece que a história também.

    Vidas em Preto e Branco

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que legal que vocês duas já se conhecem! A capa do livro ficou linda mesmo.

      Excluir
  10. Parece ser bem legal, uma história bem envolvente.
    E parabéns pela primeira parceria de 2019, que venham muitas mais!

    https://www.heyimwiththeband.com.br/

    ResponderExcluir
  11. Parabéns pela parceria. Parece mesmo ser uma ótima leitura!

    O Planeta Alternativo

    ResponderExcluir
  12. Olá Cássia, tudo bem?

    Também fiz parceria com a Thais e confesso que cada parte deste livro foi um amor maior, tanto que entrou para a lista dos meus prediletos e fico super feliz em saber que assim como eu você também adorou ele <3

    Beijinhossss, Tham
    4 You Books Mania

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que gostou da história Tham, quero ler sua resenha quando publicá-la!

      Excluir
  13. Oi Cássio
    Eu não conhecia esse livro, mas a frase da capa do livro me chamou muito a atenção, e se fosse só por ela, eu provavelmente leria o livro. Mas confesso que a sinopse e o que você contou sobre o livro não me cativou.
    De qualquer forma... muito boa a resenha. Adorei a sinceridade.

    Beijos
    ABOBRINHA COM CHOCOLATE

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Uma pena que a sinopse não tenha chamado sua atenção Nahh

      Excluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas