[Resenha] Capitães da Areia - Jorge Amado

imagem: Saraiva
Livro: Capitães de Areia
Autor: Jorge Amado
Editora: Companhia das Letras
Gênero: Romance
Número de páginas: 283

Sinopse: Pedro Bala, Professor, Gato, Sem Pernas e Boa Vida são adolescentes abandonados por suas famílias, que crescem nas ruas de Salvador e vivem em comunidade no Trapiche. Eles praticam uma série de assaltos e são constantemente perseguidos pela polícia. Um dia, Professor conhece Dora e seu irmão Zé Fuinha e os leva até o Trapiche, o que desencadeia a excitação dos demais garotos, que não estão acostumados à presença de uma mulher no local. Aos poucos, nasce o afeto entre o líder do grupo e a jovem.

"Pedro, que estava de olhos fechados, adivinhou que o velho chorava. Mas continuou fingindo que estava dormindo. Ogum doía nos ossos da sua cabeça. Os presos continuavam a pilheriar  com o pederasta e o velho, até que chegou outro guarda e falou para o velho: - Você, velhote. Vamos..."

Opinião: Capitães da Areia nos conta a história de crianças que vivem abandonas em um velho trapiche na cidade de Salvador, onde cometem diversos furtos e aterrorizam a todos. Nesse grupo, conhecemos Pedro Bala, o líder dos Capitães, Professor, o único do grupo que sabe ler, Sem-Pernas, que se utiliza da sua deficiência física para invadir casas de madames, Volta Seca, que é afilhado de Lampião, Pirulito, que quer ser padre, e Gato, um galanteador que se apaixona por uma prostituta.

Para mim, a trajetória dos Capitães da Areia se dividem em duas partes: antes e depois de Dora, uma menina que perde os pais ainda muito jovem e acaba cruzando o caminho do grupo. Todos eles tem um carinho especial por ela, uns a consideram uma irmã, outros uma mãe, mas para Pedro Bala, ela é noiva, e depois esposa, ela leva ao trapiche um pouco do afeto que os meninos nunca tiveram em suas vidas.

Capitães da  Areia não tem uma história especifica, Jorge Amado vai narrando a trajetória de vida desse grupo, ao final, cada um toma seu rumo na vida, o que mais demora para se encontrar é Pedro Bala, que inclusive é meu personagem preferido, gosto muito da sede de liberdade que ele tem, e também de seu espírito de luta, que quer sempre estar ao lado dos grevistas, lutando pelos mais pobres.

A obra de Jorge Amado nos provoca muito e nos faz pensar na situação de milhares de crianças que levam uma vida muito similar aos dos Capitães da Areia, por mais que eles cometam crimes, enquanto lemos o livro, o leitor sente uma certa empatia pelo grupo. Acho que o personagem Padre José Pedro representa bem esse sentimento, ao mesmo tempo em que ele quer ajudar os meninos, ele sabe que o que eles fazem é extremamente errado. 

Ao longo da narrativa nós vamos conhecendo melhor cada um dos Capitães, o que faz com que nós possamos entender o motivo de cada um estar ali, levando aquela vida. Capitães da Areia é um livro que mesmo antigo, continua com uma temática muito atual, e ao ler você é tirado de uma zona de conforto e se obriga pensar em todo o contexto social que vivemos.

"Quando Sem-Pernas e João Grande chegaram, Pedro Bala se levantou da areia e reuniu os chefes. Foram para junto da vela do Professor. Dora veio também e sentou entre João Grande e Boa Vida. O malandro acendeu um cigarro, falou para Dora: - Tou aprendendo tocar um samba porreta. E tou cavando um violão, irmã." 

Comentários

  1. OI CÁSSIA, quanto tempo, hein!
    Voltei com o blog e já estou te adicionando lá no meu blogroll! haha

    Bom, eu n unca li nada de Jorge Amado, grande falha minha, preciso reparar esse erro logo!

    https://clebereldridge.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Esse é um dos livros do autor que eu mais quero ler, mas to esperando encontrar em sebo! É um dos favoritos do meu pai até hahha

    Beijos
    Próxima Primavera

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Clarissa, eu nem comprei ele, troquei em uma feira de trocas que teve perto da minha casa!

      Excluir
  3. Oi, Cássia.
    Eu já ouvi falar muito desse livro, acho até que teve uma novela com o mesmo título, mas não sou fã de clássicos da literatura nacional, por isso nunca quis ler mesmo que as opiniões sejam boas.
    Beijos
    http://www.suddenlythings.com/

    ResponderExcluir
  4. Eu já li Jubiabá e sempre fiquei de ler Capitães de Areia (que tem na estante dos meus pais), mas, nunca cheguei a ler porque eu sempre estava lendo um dos meus.
    Gostei da sua resenha, me deu vontade novamente de ler!

    Nanda, Gravado na Memória

    ResponderExcluir
  5. Oiee, Li Capitães de Areia na escola quando tinha 14 anos, não consigo me lembrar mais dos detalhes, mas lembro que na época eu devorei o livro e fiquei bem impressionada com algumas cenas, não sei se estava na idade certa pra ler rsrsrs Mas agora preciso reler com certeza!


    Bjs, Mi

    O que tem na nossa estante

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Mi! Acho que se você ler agora vai aproveitar bem mais a leitura hahaha

      Excluir
  6. Adorei a resenha, ainda não li e fiquei muito curiosa.

    Bjokas da Vaci :*
    https://blogpapodeesmalte.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. eu nunca li jorge amado, mas a temática é realmente atual e importante, gosto muito de clássicos da literatura, mas tenho q confessar q prefiro temáticas menos "pesadas".
    https://alecrimdouradosc.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Olá, Cássia, tudo bom?
    Nunca li nada do autor, mas a minha cabeça e meus gostos literários vem mudando bastante, e um dos autores que quero conhecer é esse. Adorei a sua resenha e o enredo da estória. O legal de livros antigos é que embora se passe o tempo, os temas abordados se encaixam em qualquer tempo.

    Bjux, Aline.
    https://entrelinhasalways.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas