[Resenha] Aniquilação

imagem: AdoroCinema
Filme: Aniquilação
Ano: 2018
Gênero: Ficção Científica, Suspense
Direção: Alex Garland
Elenco: Natalie Portman, Jennifer Jason Leigh, Gina Rodriguez, Tessa Thompson, Oscar Isaac, Tuva Novotny, David Gyasi, Benedict Wong, entre outros.
Nacionalidade: EUA

Sinopse: Uma bióloga (Natalie Portman) se junta a uma expedição secreta com outras três mulheres em uma região conhecida como Área X, um local isolado da civilização onde as leis da natureza não se aplicam. Lá, ela precisa lidar com uma misteriosa contaminação, um animal mortal e ainda procura por pistas de colegas que desaparecem, incluindo seu marido (Oscar Isaac). 

imagem: Boca do Inferno

Opinião: Se você já assistiu Aniquilação e não entendeu muito bem a proposta do filme, não se sinta sozinho(a), pois foi exatamente o que aconteceu comigo. Quando o filme terminou, eu sabia que tinha gostado, mas faltava entender a história por completo, esse vídeo do Cine POP explica muito bem todo o filme.

Em Aniquilação, Lena é uma professora de biologia, que já trabalhou para o exército, onde conheceu seu marido, Kane, que agora é o único que conseguiu voltar de uma expedição que foi realizada para dentro do "brilho". Mas afinal, o que é esse brilho? O brilho nada mais é que um extraterrestre que invadiu a Terra, mas não pense que ele é um alienígena como os que estamos acostumados a ver nos filmes, o brilho é um DNA mutável, ou seja, tudo o que está dentro do brilho tem seu DNA alterado. 

Quando Kane volta dessa missão, ele precisa ser rapidamente internado, então Lena decide ir, juntamente com Ventress, Anya, Josie e Cass para uma expedição para o descobrir o que de fato acontece dentro do brilho. É importante observar que todas elas tem um motivo para aceitar essa missão e encará-la como uma missão suicida, menos Lena, que busca redenção.

imagem: Farofa Geek

O filme começa com um ritmo mais acelerado e logo conhecemos todo o contexto da história, mas aos poucos ele vai ficando cada vez mais complexo, é preciso acompanhar três linhas temporais ao longo da história, por conta dessa complexidade, o filme pode não agradar a todos.

Destaque para Natalie Portman, que está muito bem na pele de Lena, ela carrega consigo toda a carga dramática que a personagem contém, o restante do elenco também consegue transmitir os dramas particulares que cada personagem precisa enfrentar.

Não é, de fato, um filme fácil de compreender, mas vale a pena assistir e refletir sobre. Lembrando que Alex Garland também dirigiu Ex-Machina, outro filme bem complexo. 

imagem: Falange

Teoria sobre o final de Aniquilação   

*Atenção, se você ainda não assistiu ao filme, volte aqui depois*

No final de Aniquilação, Lena descobre que quem saiu do brilho não foi seu marido, mas sim seu clone, sim, o brilho além de mutar DNAs, ele pode também clonar. O brilho também consegue clonar Lena, mas a protagonista consegue destruir esse clone, então a teoria sobre o final, onde Lena e Kane (o clone) se abraçam, afirma que Lena sabe que Kane é o brilho, e ela também já está com seu DNA alterado, ou seja, ela é um pouco humana e um pouco extraterrestre, isso mostra que o brilho não foi destruído e que provavelmente teremos uma continuação.

Existem outras teorias, mas essa eu acredito ser a mais coerente. 

Confira o trailer:

  

Comentários

  1. vi o filme esses dias e gostei bastante, com um visual super incrível confesso que gostaria de ter visto essa obra no cinema

    www.tofucolorido.com.br
    www.facebook.com/blogtofucolorido

    ResponderExcluir
  2. Oi, Cassia
    Eu não sou fã de ficção científica, entender as teorias é muito chato pra mim mas sempre que posso dou chance a alguns filmes, só não sei se assistiria esse.
    Beijos
    http://www.suddenlythings.com/

    ResponderExcluir
  3. Olá Cassia! Tudo bem?
    Então não foi só eu que ficou confusa com esse filme... deu um nó na minha cabeça. kk Mas acredito que a trilogia no livro tenha sido melhor explicada.
    Obrigada pelo comentário lá no blog.
    Volte sempre!

    ~ miiistoquente

    ResponderExcluir
  4. Oiee, lá no blog uma colaborada que assistiu e apesar de algumas ressalvas ela gostou. Eu ainda não consegui conferir, mas com certeza não é um filme de fácil compreensão, mas tenho curiosidade!

    Bjs, Mi

    O que tem na nossa estante

    ResponderExcluir
  5. Só de ver as fotos do filme já senti um calafrio hahaha. Eu estava até com vontade de ver, e ouvi alguns comentários positivos sobre a obra - fora que amo várias atrizes que estão no filme -, porém acho que nao gostaria muito da obra, então deixo a dica passar. Os Delírios Literários de Lex

    ResponderExcluir
  6. Fiquei mega curiosa para assistir o filme, já tinha visto ao trailer e duvidado se seria bom mesmo, mas após ler sua resenha já vou colocar no topo da lista e ver o mais rápido possível rs. Espero entender o filme rs.
    Beijos boa semana
    http://bellapagina.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  7. Ainda não assistiu, parece ser bem interessante, já anotei a dica :D
    Sua resenha está ótima, amei.

    http://submersa-em-palavras.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Uaaaaau. Estou chocada com essa resenha O_O
    Não tinha ouvido falar desse filme, menina! Adorei a história dele, sério, parece ser fantástica!! Já entrou na minha lista de filmes por ver. Adoro a Natalie Portman e estava mesmo querendo vê-la em uma nova produção.
    Obrigada pela indicação e pela ótima resenha <3
    Bjs

    http://livrelendo.blogspot.com

    ResponderExcluir
  9. Faz tempo que estou com esse filme no computador, mas ainda não consegui ver! Quero ver logo!
    Blog Entrelinhas

    ResponderExcluir
  10. Ainda não tive a oportunidade de ver mas fiquei curiosa.

    Bjokas da Vaci :*
    https://blogpapodeesmalte.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  11. Assisti o filme e não gostei. Fiquei muito indignada com o final, que poderia ser bem melhor, porque não deixaria tantas pessoas com dúvidas sobre o que realmente tinha acontecido. De todas as pessoas que ouvi/li comentando a respeito, você foi a única que gostou rs. Espero que tenha uma continuação para que a compreensão seja melhor...

    Beijo enorme!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas