[Resenha] Um Homem Entre Gigantes

imagem: AdoroCinema
Filme: Um Homem Entre Gigantes
Data de lançamento: 3 de março de 2016
Duração: 2h 03min
Gênero: Drama
Direção: Peter Landesman
Elenco: Will Smith, Alec Baldwin, Albert Brooks, Gugu Mbatha-Raw, David Morse, Arliss Howard, Paul Reiser, Luke Wilson, entre outros
Nacionalidade: EUA, Reino Unido, Austrália

Sinopse: Dr. Bennet Omalu (Will Smith), neuropatologista forense, diagnostica um severo trauma cerebral em um jogador de futebol americano e, investigando o assunto, descobre se tratar de um mal comum entre os profissionais do esporte. Determinado a reverter o quadro e expor para o mundo a grave situação, ele trava uma guerra contra a poderosa NFL. 
imagem: Diário Indústria e Comércio
Opinião: Dr. Bennet Omalu é um médico diferente, ele não apenas faz o seu trabalho, mas tenta conhecer seu paciente (mesmo que ele já esteja morto), respeita o corpo, tentando realizar procedimentos menos invasivos e até mesmo conversa com o falecido paciente. Claro que isso incomoda seu colega, que sempre o julga e desrespeita seu trabalho, mas como Dr. Omalu é um excelente profissional, consegue manter seu emprego.

Tudo segue normal, na medida do possível, até que um dia, o corpo de uma estrela do futebol americano da cidade chega nas mãos de Dr. Omalu, e ele percebe que há algo extremamente errado com a forma como aquele jogador morreu, como ele não se contenta em apenas fazer o básico do seu trabalho, decide investigar a real causa da morte do homem.
imagem: Almanaque Virtual

Através da pesquisa ele descobre uma espécie de trauma que atinge quase todos os jogadores de futebol americano, devido aos fortes impactos que eles sofrem na cabeça durante os jogos, esses atletas acabam ficando loucos e até mesmo sofrem com uma grave depressão.

O médico decide então resolver esse problema, ele pública um artigo sobre sua pesquisa e o assunto chega a NFL, a liga responsável pelo futebol americano, mas eles não querem resolver a questão, querem apenas abafar o caso e continuar com as coisas do jeito que estão, e Dr. Omalu vai precisar de muita força para seguir em frente com sua pesquisa.
imagem: Café com Filme
O filme tem um ritmo bem lendo e a história é muito densa, a narrativa é pesada principalmente por se tratar de um assunto tão delicado, é como imaginar se algo do tipo fosse descoberto entre os jogadores de futebol no Brasil, será que nós brasileiros iríamos aceitar que o esporte pode ser algo agressivo para os atletas? É isso que Dr. Omalu tenta provar, e também tenta mostrar que não quer acabar com o futebol americano, mas sim encontrar uma solução para o problema.

Apesar do ritmo lento e do conteúdo denso, o tema da história é tão interessante que me senti envolvida do início ao fim do filme, tentando entender a pesquisa do médico, acompanhando sua busca pela verdade e me surpreendendo com o que poderosos empresários são capazes de fazer para continuar lucrando com algo que causa a morte de pessoas.
imagem: Almanaque Virtual
Além disso, Dr. Omalu precisa lidar com o preconceito que sofre, principalmente por ser nigeriano, as pessoas duvidam de sua capacidade como médico, mesmo ele tento diplomas importantes, e essa questão já é trabalhada logo na primeira cena do filme de forma bem impactante. 

Um Homem Entre Gigantes é um filme com uma história marcante, que faz você pensar o que você faria no lugar do médico, será que outra pessoa teria a mesma perseverança para seguir em frente com a pesquisa? Com uma história que nos tira da zona de conforto e nos faz pensar muito sobre o assunto, além de uma excelente atuação de Will Smith, o filme é uma ótima narrativa que consegue nos retratar diversos assuntos além da pesquisa do médico, como a corrupção das grandes corporações, o racismo e a falsa superioridade dos americanos.

*o filme está disponível na Netflix

Confira o trailer:

Comentários

  1. gostei da temática do filme, vou procurar pra assistir!
    bjs www.diadebrilho.com

    ResponderExcluir
  2. Eu ainda não assisti esse filme, mas achei super interessante. Anotei a dica para assistir!

    https://www.biigthais.com/

    Beijoos ;*

    ResponderExcluir
  3. Quero assistir esse cara é incrível.
    NÃO conhecia o seu Blog e já me inscrevi aqui, me segue tb para mantermos contato!
    Beijinhos ;*

    Blog Menina Caprichosa | Canal Youtube | Facebook | Insta

    ResponderExcluir
  4. Eu amo os filmes dele, já fiquei doida para assistir esse! Amei sua resenha!

    https://www.kailagarcia.com

    ResponderExcluir
  5. Olá
    Vou procurar esse filme. Acho bem bacana filmes/séries que falam sobre médicos de alguma forma. Esse lance de concussão com jogadores de futebol americano é bem comum mesmo.

    Vidas em Preto e Branco

    ResponderExcluir
  6. adoro filmes com o Will Smith, super bacana ver essa sua indicaçao por aqui

    www.tofucolorido.com.br
    www.facebook.com/blogtofucolorido

    ResponderExcluir
  7. Estou doida para ver esse filme no Netflix, tirar um tempinho para assistir esse drama

    Beijos
    www.pimentadeacucar.com

    ResponderExcluir
  8. Oi Cássia,
    Adoro o Will Smith, mas ainda não tive a oportunidade de ver esse filme.
    Vai para a lista da Netflix, acho que vou gostar.
    beijos
    http://estante-da-ale.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  9. Oie,
    Não sabia sobre esse filme, mas parece ser muito bom (como qualquer filme com Will).
    Vou anotar para assistir.
    Beeeijoo!!

    Grazy Carneiro
    Meus Antídotos

    ResponderExcluir
  10. Oi Cássia,

    Adoro os filmes com o Will Smith. Esse eu ainda não conferi, mas já estava na minha lista.
    Apesar do ritmo lento, sinto que vou ficar entretida como você na história.
    Bjs e um bom fim de semana!
    Diário dos Livros
    Conheça o Instagram

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas