[Resenha] A Bruxa

imagem: Portal do Holanda
Filme: A Bruxa
Data de lançamento: 3 de março de 2016
Duração: 1h 33min
Gênero: Terror
Direção: Robert Eggers
Elenco: Anya Taylor-Joy, Ralph Ineson, Kate Dickie, Harvey Scrimshaw e Julian Richings
Nacionalidade: EUA, Canadá

Sinopse: Nova Inglaterra, década de 1630. O casal William e Katherine leva uma vida cristã com suas cinco crianças em uma comunidade extremamente religiosa, até serem expulsos do local por sua fé diferente daquela permitida pelas autoridades. A família passa a morar num local isolado, à beira do bosque, sofrendo com a escassez de comida. Um dia, o bebê recém-nascido desaparece. Teria sido devorado por um lobo? Sequestrado por uma bruxa? Enquanto buscam respostas à pergunta, cada membro da família enfrenta seus piores medos e seu lado mais condenável. 

imagem: Superinteressante

Opinião: No filme A Bruxa acompanhamos a vida de uma família, que após ser expulsa da colônia onde vivia, vive isolada em uma casa próxima a uma floresta. Lá eles possuem tudo que precisam para sobreviver, uma casa, animais, uma plantação de milho e um riacho. Tudo segue aparentemente bem, até que o bebê recém nascido some quando a filha mais velha, Thomasin, estava cuidando dele.

A partir de então, a família vive sobre tensão, mentem entre si, fazem falsas acusações entre eles, e a mãe, Katherine, culpa Thomasin pelo sumiço de seu bebê. Além disso, a plantação da família apodrece, as cabras já não dão mais leite e as galinhas põem poucos ovos.

imagem: Falange

A família, que é super religiosa, está sempre rezando e acredita que a situação pela que passam é uma provação de Deus, Katherine tem medo de seu bebê estar no inferno, já que os filhos não são batizados. Depois do desaparecimento do bebê, Caleb, um dos filhos do casal, encontra uma bruxa na floresta e volta enfeitiçado para casa.

Após desse acontecimento as coisas vão de mal a pior para a família. O filme é cheio de simbologias e faz uma crítica muito forte a questão da religiosidade, é preciso assistir ao filme sem preconceito e dogmas religiosos, para saber interpretar a mensagem que o diretor quer passar para o telespectador.

imagem: Veja São Paulo

Sobre todas as simbologias presentes no filme, vocês podem acessar esse link aqui. A Bruxa não é um terror que busca assustar o espectador quando ele menos espera, a narrativa não segue em nada as narrativas padrões da maioria dos filmes de terror, talvez por isso muitos são críticos ferrenhos do filme. 

O filme faz você refletir sobre a questão da religiosidade, nos provoca a pensar todas as normas impostas principalmente pela igreja católica. Sem dúvida o diretor do filme soube trabalhar o gênero terror de uma forma inteligente e inesperada, o que pode ser uma boa saída para os já tão conhecidos clichês das narrativas do gênero.

Confira o trailer:

Comentários

  1. A história parece bem interessante. Sua resenha me deixou intrigada, mas, eu sou medrosa demais para assistir terror, mesmo que não foque muito nos sustos kk

    Gravado na Memória

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hahaha ah que pena Nanda, mas quem sabe um dia você cria coragem ;)

      Excluir
  2. ahhhhh curti bastante a temática do filme. Por mais que terror não seja meu gênero preferido para assistir, mas vou dar uma chance.
    bjs www.diadebrilho.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que ficou interessada pelo filme, é uma narrativa diferente da maior parte dos filmes do gênero

      Excluir
  3. Oi
    Gostei bastante da resenha sobre o filme.
    Confesso que ainda não assisti o longa, mas desde o seu lançamento tenho essa curiosidade de saber se o estilo do filme me agradaria ou não. Preciso descobrir um dia desses...

    Beijos
    ABOBRINHA COM CHOCOLATE

    ResponderExcluir
  4. Oi Cássia,

    Eu vi pedaços do filme, não cheguei a assistir tudo e não lembro muito das cenas.
    Confesso que a história não me prendeu a ponto de assistir por completo. Uma pena.

    Bjs e uma boa semana!
    Diário dos Livros
    Conheça o Instagram

    ResponderExcluir
  5. O filme é pra parar e refletir, observar. O que eu infelizmente não fiz. Por isso nao entendi muito. Obrigado pela resenha.
    Niceness Beauty Blogger

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Quem sabe assistindo uma segunda vez você consiga absorver melhor a ideia do filme!

      Excluir
  6. Olá Cássia, tudo bem?

    Já assisti esse filme e adorei. Realmente ele não é um filme de terror, mas busca mostrar muito da religiosidade além do simbolismo <3

    Amei o que falou dele!

    Beijinhoss, Tham
    4 You Books Mania

    ResponderExcluir
  7. Olá
    Eu não gosto de filmes de terror, sou muito medrosa e fico impressionada facilmente, mas esse filme me chama atenção. A meu ver, ele é mais um suspense religioso, sabe?
    Gosto de filmes que criticam essa religiosidade extrema.

    Vidas em Preto e Branco

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acho suspense religioso uma boa definição para o filme!

      Excluir
  8. Minha amiga sempre fala desse filme, mas ainda não assisti. Gostei da dica!

    https://www.biigthais.com/

    Beijoos ;*

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que gostou Thais, espero que você assista hein ahahaa

      Excluir
  9. Oi Cássia,
    Terror não é um gênero fácil para mim, tanto que nem conhecia esse filme!
    Para quem gosta, deve ser ótimo!
    beijos
    http://estante-da-ale.blogspot.com/

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas