[Resenha] Ela e outras mulheres, Rubem Fonseca

imagem: Livraria Cultura
Livro: Ela e outras mulheres
Autor: Rubem Fonseca
Editora: Companhia das Letras
Páginas: 169 (27 contos)
Gênero: Romance, Drama, Contos

Sinopse: O estilo que consagrou Rubem Fonseca como um dos maiores autores brasileiros contemporâneos se mantém intacto. Mas 'Ela e outras mulheres' leva algumas das características de sua literatura a patamares extremos. A concisão e a dureza da linguagem, por exemplo, atingem o pico em contos como 'Ela', breve relato sobre o início e o fim de um relacionamento, marcado pela carnalidade explícita e pela máxima do narrador - 'Na cama não se fala de filosofia'. Um olhar que se aproxima da violência e das pequenas obsessões escondidas no dia-a-dia está presente em contos como 'Miriam', em que uma funcionária de banco, atormentada pela sensação de ter um corpo estranho preso na garganta, cultiva com satisfação seu poder de recusar empréstimos aos 'pobres-diabos que têm que aprender a viver dentro de suas posses'. A temática dos matadores de aluguel, recorrente na obra de Rubem Fonseca, também figura aqui numa série de contos protagonizados por um mesmo assassino. Embora haja homens como narradores e protagonistas, são as mulheres que desencadeiam os conflitos e põem em movimento tramas que quase sempre adquirem contornos perversos e cruéis. São histórias cheias de violência, vingança, desejo e obsessões, em que as mulheres definem o destino dos homens.

"Tudo começou quando minha mulher se matou, sem deixar nenhum bilhete ou carta, de despedida ou explicação."

Opinião: Ela e outras mulheres, de Rubem Fonseca, contém 27 contos sobre mulheres. Mulheres boas, más, inocentes, sedutoras, vilãs e mocinhas... Sobre todos os tipos de mulheres. No fundo de todo esse enredo, a maiorias das histórias é narrada por um assassino de aluguel, que detesta matar mulheres.

Comecei a ler esse livro de forma despretensiosa, ele nunca esteve na minha lista de leitura, mas encontrei-o em uma feira de livros usados, achei a sinopse interessante e consegui comprar por um preço bem acessível.

"Ela não parava de falar. Nervosa. Por quê?"
  
Como são contos, a leitura do livro é super fluída, todos os contos são envolventes, não lembro de um que eu tenha ficado entediada. Os temas trabalhados são bem marcantes, com muita violência e um cunho sexual bem forte, diria que a leitura é recomendada para adultos, público esse que consegue captar melhor a essência da narrativa.

Algo que me chamou a atenção no livro foi o envolvimento que temos com os personagens, principalmente as mulheres. Em cada conto nós desenvolvemos um sentimento diferente por cada uma das personagens, algumas eu gostei muito, outras eu senti pena, outras senti raiva... Em todos os contos algum sentimento surge por parte do leitor.

"Ali estava a mulher que eu procurava. Ela entrou. Pedi que se sentasse."

Ela e outras mulheres trouxe uma experiência completamente nova para mim, dificilmente leio livros de contos, normalmente leio contos isolados. A temática foi uma novidade para mim também, foi interessante ler algo tão intenso e envolvente. 

Comentários

  1. Nossa, realmente parece maravilhoso e fiquei com vontade de ler.

    https://www.dosedeestrela.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fico feliz que tenha se interessado Samanta, quando ler me conta o que achou!

      Excluir
  2. Oi Cássia,
    Eu não sou uma fã de contos, mas a temática me interessa. Então daria uma chance.
    E o engraçado é que nem conhecia a obra, rs.
    Beijos
    http://estante-da-ale.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Já eu adoro contos! Acho que a obra não é muito conhecida mesmo...

      Excluir
  3. Não conhecia o livro, mas parece ter um história muito boa!

    Ótimo post!
    >>> https://blogjulianarabelo.wordpress.com/

    ResponderExcluir
  4. Gostei do livro e da sua resenha!
    Amo livros de contos.
    Beijos!
    BorboletraInstagram

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Hozana, se você gosta de contos esta é uma boa opção de leitura!

      Excluir
  5. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  6. Não conhecia esse livro, mas achei bem interessante!!
    É legal livros de contos.

    https://www.heyimwiththeband.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Livros de contos são sempre bons né? Eu já estou lendo outro do gênero

      Excluir
  7. Amei sua resenha, essa série uma leitura completamente nova para mim também, nunca li nada do tipo. Quero muito conhecer esse livro!

    https://www.kailagarcia.com

    ResponderExcluir
  8. Não conhecia o livro, mas já tinha ouvido falar do autor. Gostei muito da proposta do livro.

    https://www.biigthais.com/

    Beijoos ;*

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que gostou Thais, o autor tem várias outras obras publicadas!

      Excluir
  9. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas