[Resenha] A Garota no Trem - Livro

Saraiva
Livro: A Garota no Trem
Autora: Paula Hawkins
Editora: Riverhead Books
Gênero: Suspense, Thriller Psicológico
Páginas: 323

Sinopse: Um thriller psicológico que vai mudar para sempre a maneira como você observa a vida das pessoas ao seu redor Todas as manhãs Rachel pega o trem das 8h04 de Ashbury para Londres. O arrastar trepidante pelos trilhos faz parte de sua rotina. O percurso, que ela conhece de cor, é um hipnotizante passeio de galpões, caixas d’água, pontes e aconchegantes casas. Em determinado trecho, o trem para no sinal vermelho. E é de lá que Rachel observa diariamente a casa de número 15. Obcecada com seus belos habitantes – a quem chama de Jess e Jason –, Rachel é capaz de descrever o que imagina ser a vida perfeita do jovem casal. Até testemunhar uma cena chocante, segundos antes de o trem dar um solavanco e seguir viagem. Poucos dias depois, ela descobre que Jess – na verdade Megan – está desaparecida. Sem conseguir se manter alheia à situação, ela vai à polícia e conta o que viu. E acaba não só participando diretamente do desenrolar dos acontecimentos, mas também da vida de todos os envolvidos. Uma narrativa extremamente inteligente e repleta de reviravoltas, A garota no trem é um thriller digno de Hitchcock a ser compulsivamente devorado. 

"Quando ele volta à si mesmo, volta pra mim, há medo em seus olhos, desespero."

Opinião: Rachel passava todos os dias pela casa de um casal, que ela dava o nome de Jason e Jess, onde ela fantasiava um relacionamento perfeito. Ela passava por uma fase difícil, após o divórcio de um relacionamento abusivo com Tom, ela estava desempregada, morando com sua amiga da época da faculdade e enfrentava sérios problemas por conta do alcoolismo. 

Todo esse contexto nos leva a acreditar que a protagonista tem problemas psicológicos. Quando Jess, que na verdade se chama Megan, é assassinada, o leitor naturalmente acredita que a culpada é Rachel, por conta dessa obsessão dela pela vida do casal.

No livro contamos com três pontos de vista da história, Rachel, Megan e Anna, a atual esposa de Tom. Das três, no início gostei muito da Megan, vemos que ela precisa lidar com muitas angústias e muitas dúvidas em relação à sua vida, Rachel nos é apresentada com uma pessoa muito perturbada, obcecada pela vida dos outros sempre, e Anna parece ser sempre a vilã da história, mas também precisamos entender o lado dela, que quer apenas proteger sua família de Rachel.

"Riley e Gaskill trocaram um olhar, eu não tinha certeza se era irritação ou diversão. Eu podia sentir o suor no meu lábio superior. Eu tomei um gole de água; tinha gosto de obsoleto. Gaskill embaralhou os papéis na sua frente e então empurrou-os de lado, como se tivesse terminado com eles, ou como se o que tivesse neles não o interessasse."

Após o assassinato de Megan, Rachel de aproxima de "Jason", que descobrimos que seu real nome é Scott, para ajudá-lo a desvendar quem assassinou sua esposa, ele é um personagem muito enigmático, não conseguimos captar as suas reais intenções ao longo da história, e mesmo no final não fica muito claro se ele era uma pessoa boa ou ruim.

A Garota no Trem é um livro que exige muita atenção do leitor para entender toda a narrativa, que fica sempre entre presente e passado. A narrativa é muito envolvente pois vai mudando sempre e nos surpreendendo, pois com cada fato importante a história muda de ramo, nos deixando confusos, sem ter muita certeza de quem matou Megan. Quase no final do livro eu consegui descobrir quem realmente era o vilão da trama, e o final é muito surpreendente! 

Essa foi minha primeira leitura de Paula Hawkins e foi uma leitura muito boa, o livro é extenso mas a leitura não se torna cansativa em nenhum momento, ainda não consegui assistir ao filme, mas fiquei curiosa para saber como foi reproduzida essa narrativa tão complexa.

Comentários

  1. Oi! Faz um tempinho que tenho curiosidade nesse livro. Já Em Águas Sombrias, da autora também, não consegui continuar a leitura.

    Beijo!
    www.controversos.com

    ResponderExcluir
  2. Oi, C
    Eu sempre quis ler esse livro mas demoro anos quando o assunto é thriler psicológico, então não sei se conseguiria terminar a leitura, geralmente elas não conseguem me prender.
    Beijo!
    http://www.suddenlythings.com

    ResponderExcluir
  3. Oie
    A leitura deste livro não funcionou muito comigo, não sei o que aconteceu e eu acabei dando o livro de presente. Pretendo ler outros livros da autora.

    Beijinhos
    https://diariodeincentivoaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Olá, li esse livro e estou muito ansiosa para assistir o filme, achei uma trama bem intrigante, e assim como você consegui descobrir o assassino, perto do final, e que final! Adorei sua resenha. Bjs

    www.livrosemretalhos.com.br

    ResponderExcluir
  5. Eu to completamente apaixonada pelo seu blog, eu AMEI resenha assim como amo o livro.
    Virei visitante oficial desse amor de blog. Parabéns!

    Beijão!
    http://luumusiando.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Tenho muita curiosidade de ler o livro, pois amei demais o filme e seu final surpreendente.

    Beijos
    https://www.pimentadeacucar.com

    ResponderExcluir
  7. Oi, Cássia!

    Honestamente não tenho muita vontade de ler A garota no trem, mas já vi muuitos elogios pra obra e histórias com finais surpreendentes sempre são as melhores né? Dá aquela sensação de que valeu a pena ter se envolvido tanto no livro e acompanhado todo o mistério. Ótima resenha!!

    xx Carol
    http://caverna-literaria.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Eu gostei bastante de "A garota no trem", mas confesso que criei uma expectativa bem alta e a leitura acabou não sendo tudo aquilo que esperei. Mas, gostei.
    Gostei, principalmente, da narrativa ser construída através da perspectiva de 3 personagens e do final conseguir surpreender.

    Beijos
    http://www.aquelaepifania.com.br/

    ResponderExcluir
  9. Oi Cássia

    li o livro ano passado!
    N é meu tipo preferido de leitura mas me interessei e li
    Confesso que fiquei meio perdida em algumas partes
    hehehehehehehe

    Ana: n consegui formar uma opinião sobre ela
    Rachel: tive mt raiva, mas o sentimento que prevaleceu foi dó!
    Megan: me irritou constantemente, n gostei dela mas entendi tb que ela tinha mts questões mal resolvidas que interferiam no presente
    Tom: que homenzinho hein?!
    Scott: gostei, desgostei, gostei, odiei...

    Tô ansiosa pra ver essa loucura td no filme!

    ah! descobri o assassino pelo Google, acredita?!
    fui procurar a sinopse do livro e no fim da página de pesquisa TCHARAM tinha o nome do assassino afffffffffff Google, dando spoiler kkkkkkkkkkk

    Bjooos
    muitospedacinhosdemim.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  10. Puxa, nunca li nada da autora, mas parece um ótimo suspense! Bom saber que a leitura não é cansativa! Quero depois conferir o livro e o filme!

    Bjs, Mi

    O que tem na nossa estante

    ResponderExcluir
  11. Ainda não vi o filme e tenho o livro na minha estante em lista de espera, mas é um livro que tenho muita curiosidade de ler =)

    MRS. MARGOT

    ResponderExcluir
  12. Comecei e não consegui chegar no capítulo 3 desse livro, uns anos atrás. Acho que eu só não estava na vibe da leitura, sabe? Vou tentar ler novamente qualquer dia porque falam tão bem dele que simplesmente não acredito que mal dei uma chance a ele :/

    Beijos
    Próxima Primavera

    ResponderExcluir
  13. Adorei a resenha, ainda não li o livro mas confesso que tenho receio sobre o gênero, então não sei se leria.
    beijos boa semana
    www.bellapagina.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  14. A Garota no Trem é um dos meus livros favoritos, eu li vorazmente até o final.
    Eu detestava Megan, até perceber que ela foi vítima de um cara bem ordinário e machista. Quanto a Rachel, sempre tive empatia por ela.
    Enfim, é um ótimo livro, bem como a adaptação para o cinema que ficou muito boa.
    Beijo, www.apenasleiteepimenta.com.br

    ResponderExcluir
  15. Esse foi o primeiro livro que eu li da Paula Hawkins também e gostei muito da leitura! Quero muito ler o outro dela, que se chama Em Águas Sombrias. É bem como você falou, é um livro extenso, mas não se torna cansativo. É bem surpreendente também, dá pra suspeitar de todo mundo, hahaha. Ainda não assisti o filme, mas tá na lista. Adorei a resenha!! =)

    Beijos, quebrarosilencio.blogspot.com ❥

    ResponderExcluir
  16. Olá Cassia! Tudo bem?
    Não conhecia o livro, e adoro um suspense.
    Coloquei ele na minha lista!
    Desculpe a demora em responder seu comentário.
    Volte sempre!

    ~ miiistoquente

    ResponderExcluir
  17. Já ouvi falar do filme mas queria muito ler o livro antes de ver. Amei sua resenha.

    Bjokas da Vaci :*
    https://blogpapodeesmalte.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  18. Legal saber que tem o filme, parece ser bem legal! ótima recomendação :)

    Blog: O Planeta Alternativo

    ResponderExcluir
  19. Eu gosto bastante desse livro, a narrativa é ótima
    Blog Entrelinhas

    ResponderExcluir
  20. Oi! Ainda não consegui ler esse livro e minha experiência com a autora com Em Águas Sombrias não está sendo muito boa... Mas sempre achei a história desse intrigante. Também não vi o filme.

    Estou passando pra avisar que te indiquei pra uma TAG lá no blog, viu? Beijão!
    www.controversos.com

    ResponderExcluir
  21. Oi Cássia.
    Pela sua resenha fiquei com vontade de ler o livro. Parece ser bem interessante. E eu também nunca li nada da Paula Hawkins. E o filme? Você já assistiu?
    Beijos mil! :-)

    Brincando Com Arte

    ResponderExcluir
  22. Eu não pretendo ler porque não curto muito esse gênero, mas, fiquei muito curiosa para saber quem matou Megan, me conta?

    Nanda, Gravado na Memória

    ResponderExcluir
  23. Oi Cássia, você acredita que assisti ao filme e ainda não o li. Tenho ele em ebook, mas na correria do dia-a-dia sempre passo batido. Lendo sua resenha, fiquei super curiosa para ler. Parabéns.

    Denise Brígido

    ResponderExcluir
  24. Eu não gostei muito desse livro porque logo descobri o final, então acabou sendo chato. Se der dá uma olhada na minha "resenha" pra ver se você concorda com alguma coisa. Tem interesse em ler outros livros da mesma autora?

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas