[Resenha] Lembranças da Meia Noite, Sidney Sheldon

imagem: Saraiva
Livro: Lembranças da Meia Noite
Autor: Sidney Sheldon
Editora: Record
Páginas: 364
Tradução: A. B. Pinheiro de Lemos

Sinopse: Nesta empolgante continuação de O outro lado da meia-noite, Catherine Douglas tenta recordar o que aconteceu na noite em que perdeu a memória. O que o poderoso empresário Constantin Demiris não quer que ela se lembre é de quem tentou assassiná-la. O milionário conseguiu fazer com que o marido de Catherine fosse condenado à morte pelo homicídio, um crime que na verdade nunca aconteceu. Para evitar que a verdade venha à tona, ele manterá toda a sua atenção em Catherine... e, se preciso, irá até as últimas consequências para silenciá-la. 

"Catherine não se sentia atraída pela perspectiva de passar um dia inteiro em companhia do francês. Ele é muito amargurado. Age como se ainda estivesse sendo mal tratado."

Opinião: Lembranças da Meia-Noite foi minha primeira leitura do tão falado Sidney Sheldon, apesar do livro ser uma continuação de O Outro Lado da Meia-Noite, as história seguem caminhos independentes e podem ser lidas separadamente, isso o autor deixa bem claro já no começo do livro.

Neste livro, Catherine Douglas se encontra em um convento, levando uma vida pacata ao lado de outras feiras, sem se lembrar de nada do seu passado, as lembranças só aparecem em forma de sonhos, ou melhor, pesadelos, e de forma muito vaga. Constantin Demiris, um ambicioso empresário, decide "resgatar" Catherine do convento, mas o que ela não sabe é que ele planeja sua morte.

"- Não sei o que há comigo - ela sussurrou. - Eu me sinto completamente perdida."

Demiris era apaixonado por uma mulher chamada Noelle Page, acontece que essa mulher se apaixonou pelo marido de Catherine e os dois viveram um romance proibido, com raiva, Demiris fez com que ambos fossem executados pelo suposto homicídio de Catherine, que nunca ocorreu. Mas ainda insatisfeito, Demiris quer finalizar sua vingança matando de fato Catherine. 

No início a história pode parecer um pouco confusa e com muitas informações, Sidney Sheldon faz questão de detalhar cada acontecimento na sua narrativa, o que pode incomodar no começo, mas depois que você pega o ritmo da leitura, você consegue acompanhar tudo o que o escritor narra.

"Catherine ficou observando o avião decolar. Ele é muito especial, ela pensou. Vou sentir saudade."

Catherine é uma personagem forte e decidida, apesar de tudo o que já passou e de ter perdido a memória, ela segue em frente, é claro que precisa lidar com alguns problemas de saúde mental, mas nada que impeça ela de construir uma nova vida. Demiris é uma pessoa realmente muito ruim, desde o início construiu seu império de uma forma corrupta e passando por cima de muitas pessoas.

Alguns outros personagens são muito importantes dentro da narrativa, como a esposa de Demiris, Melina e seu irmão, Spyros, que precisam constantemente lutar contra o milionário. O psicanalista de Catherine, Alan, que vai ser uma ajuda extremamente necessária ao longo da história, e o advogado Napoleon Cotas, responsável por um final trágico para Demiris.

"Ao voltar a seu escritório, naquela tarde, Napoleon Cotas não sentia mais medo. Constantin Demiris era um homem perigoso, mas estava longe de ser um idiota. Não faria mal a alguém com o risco de correr perigo. Ele fez seu movimento e dei-lhe um xeque-mate, pensou Cotas, sorrindo para si mesmo."

A história toda é muito bem construída, em alguns momentos novos elementos e situações são introduzidas na história central e o leitor pode se questionar o porque de tudo aquilo estar sendo contado, mas cada detalhe é importante para construir uma narrativa completa e que faça sentido.

O final de Lembranças da Meia-Noite foi satisfatório para todos os personagens, acredito que todos encontraram o destino que mereciam. Minha primeira leitura de Sidney Sheldon foi uma boa experiência, tive contato com uma forma de escrita diferente de tudo o que já tinha lido até então.

"O jantar naquela noite não mudou nada. Três homens chegaram, jantaram e foram embora. O jantar foi uma decepção para ela." 

Comentários

  1. Oi Cássia,
    Não sou lá muito fã do gênero, mas admiro o autor. Sidney é considerado um dos melhores e talvez dê uma chance por esse motivo. Porém, não é algo que me anima, infelizmente.
    Beijos
    http://estante-da-ale.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. minha mae era super fã do sidney! a gente tem praticamente tds os livros aqui em casa e eu só li o outro lado da meia noite, nem sabia que tinha uma continuação hehe

    www.tofucolorido.com.br
    www.facebook.com/blogtofucolorido

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Minha mãe também é super fã! Li esse livro por indicação dela inclusive

      Excluir
  3. Ahhh Faz tempo que o Sidney Sheldon é considerado um mestre do suspense, né? Que bom que sua primeira experiência foi boa. Não é um livro que leria no momento, mas dica anotada!

    Bjs, Mi


    O que tem na nossa estante

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Faz muito tempo mesmo Mi, mas sabe que acho que ele ainda não é tão reconhecido como deveria?

      Excluir
  4. Amei sua resenha, confesso que nunca li um livro do gênero, mas parece que essa história conseguiu se desenvolver bem e surpreendeu, né? Já anotei a dica!

    www.kailagarcia.com

    ResponderExcluir
  5. Preciso tentar ler Sidney Sheldon de novo. Tenho esse e outro livro e abandonei há muitos anos porque não fazia meu estilo de leitura! Vou tentar ler de novo aaaaa

    Beijos
    Próxima Primavera

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tente mesmo Clarissa, quem sabe agora você goste da leitura!

      Excluir
  6. Interessante o livro. Nunca tinha ouvido ninguém comentar sobre a obra..

    www.vivendosentimentos.com.br

    ResponderExcluir
  7. Parece uma história bem envolvente!!
    Gostei da dica de livro, não conhecia esse ainda :)

    https://heyimwiththeband.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É o tipo de história que te envolve do início ao fim!

      Excluir
  8. Acho que nos anos 80 e 90 tiveram algumas adaptações dos livros de Sidney Sheldon, né? Gostaria de poder conferir.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acho que sim, mas ainda não conferir nenhuma até agora!

      Excluir
  9. Parece um livro excelente, nunca li nada da autora.

    Bjokas da Vaci :*
    https://blogpapodeesmalte.blogspot.com

    ResponderExcluir
  10. Eu ainda não li livros do Sidney Sheldon e não curto muito uma leitura tão detalhada porque gosto de imaginar do meu jeito, mas falam tão bem dele que vou dar uma chance. Peguei "Manhã, tarde e noite" na biblioteca da cidade. Vamos ver se vou gostar :)

    Te desejos outras ótimas leituras :) passa lá no meu blog pq eu recomendo alguns livros também :)

    beijooos

    http://www.oinfinitonasmaos.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah mas o detalhamento dele não é tão fechado, existe uma margem boa para o leitor imaginar os personagens, os cenários, etc...

      Excluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas