[Resenha] Água Para Elefantes

Livro: Água Para Elefantes
Editora: Sextante
Gênero: Romance
Páginas: 272
Autora: Sara Gruen

Sinopse: Desde que perdeu sua esposa, Jacob Jankowski vive numa casa de repouso, cercado por senhoras simpáticas, enfermeiras solícitas e fantasmas do passado. Por 70 anos Jacob guardou um segredo. Ele nunca falou a ninguém sobre os anos de sua juventude em que trabalhou no circo. Até agora. Aos 23 anos, Jacob era um estudante de veterinária. Mas sua sorte muda quando seus pais morrem num acidente de carro. Órfão, sem dinheiro e sem ter para onde ir, ele deixa a faculdade antes de prestar os exames finais e acaba pulando em um trem em movimento - o Esquadrão Voador do circo Irmãos Benzini, o Maior Espetáculo da Terra. Admitido para cuidar dos animais, Jacob sofrerá nas mãos do Tio Al, o empresário tirano do circo, e de August, o ora encantador, ora intratável chefe do setor dos animais. É também sob as lonas dos Irmãos Benzini que Jacob vai se apaixonar duas vezes: primeiro por Marlena, a bela estrela do número dos cavalos e esposa de August, e depois por Rosie, a elefanta aparentemente estúpida que deveria ser a salvação do circo. 'Água para Elefantes' é tão envolvente que seus personagens continuam vivos muito depois de termos virado a última página. Sara Gruen nos transporta a um mundo misterioso e encantador, construído com tamanha riqueza de detalhes que é quase possível respirar sua atmosfera.

"Ao longe, Greg anda em direção à tenda das jaulas, com Rosie alguns passos atrás dele. De vez em quando ele para e deixa Rosie meter a tromba no balde. Então, com firmeza, ele afasta a tromba e continua a andar. Ela o segue como um filhote obediente."

Opinião: Água para Elefantes é um livro que eu tenho há muito tempo e nunca tinha nem passado por perto. Quando decidi ler, foi sem muita pretensão, foi mais para passar o tempo mesmo, e felizmente fiz uma ótima escolha.

O livro tem uma história marcante, com personagens de uma personalidade muito forte, mas a autora consegue narrar tudo de uma forma leve, envolvente e manter o romance do livro em evidência na maior parte do tempo.

A história é contada por Jacob já com 93 anos e vivendo em um asilo, essa perspectiva da história dá um toque sentimental ao livro, mas confesso que não achei realmente necessária, preferia se o tempo narrado no livro fosse somente na época do circo.

O que mais me agradou no livro foi o cenário, já que a história se passa em um circo itinerante, podemos imaginar mais ou menos como é o dia a dia desses artistas, e a autora narrou muito bem os cenários com o trailer de cada personagem, a jaula dos animais, como o circo era quando montado... tudo!

O livro serviu exatamente para o que eu estava procurando, uma história para passar o tempo, é um romance bem despretensioso, para quem é fã do gênero pode não ser o melhor título, mas o cenário onde se passa a história é um diferencial que faz toda a diferença.   

Comentários

  1. Já me indicaram uma vez esse livro, tenho muita vontade em ler :3

    www.vestindoideias.com

    ResponderExcluir
  2. Oi, Cássia. Eu também tenho esse livro mas até hoje não terminei ele porque eu acabei me perdendo na história e fiquei com preguiça de voltar, mas lembro de ter gostado da narrativa, porque mesmo sendo de um velho de 93 anos, ele parecia bem jovem com seus comentários espertinhos.
    Beijos
    http://www.leitoraencantada.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. hahaha isso é verdade Miriã, o humor dele é ótimo!

      Excluir
  3. Amo esse livro, ele é muito amor. O filme também é uma delícia de se ver.

    Beijos
    http://www.pimentadeacucar.com

    ResponderExcluir
  4. Sinceramente este livro nunca me despertou grande atenção mas, depois de ler a tua review, até me parece ser um livro interessante para quando queremos qualquer coisa soft e que não nos puxe demasiado pela cabeça. Acho que o vou ler :)

    beijinhos
    The Midnight Effect / Instagram

    ResponderExcluir
  5. Faz um tempão que eu venho querendo ler esse livro a resenha só me deu mais vontade,mas eu sempre fico deixando pra depois por causa da faculdade que a gente tem que ler outros livros rsrs...

    https://euhumanaefinits .blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Então você já tem uma dica para ler nas férias Monique ;)

      Excluir
  6. Cássia, eu nunca quis ler o livro e nem ver o filme. Sempre fiquei com medo de sofrer por ter animais na narrativa, animais de circo ainda por cima. Vai que maltratam a elefantínea, eu não dou conta de livros ou filmes que mostram sofrimento animal rsrsr
    Mas se você diz que é leve, quem sabe não arrisco?
    beijosssss

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Elaine! Infelizmente em algumas cenas a elefanta é maltratada mesmo :(

      Excluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas