[Resenha] Nosotros In USA

imagem: Estante Virtual
Livro: Nosotros In USA
Autora: Sonia Torres
Gênero: História, Antropologia
Ano: 2001
Páginas: 186
Editora: Jorge Zahar Editor
Nacionalidade: Brasil

Sinopse: Num plano fundamental, além das narrativas dos etnógrafos nativos, este livro, fala da experiência de travessia da própria autora que as interpreta. Articulando os saberes da crítica literária aos da história e da antropologia, Sonia Torres atravessa fronteiras disciplinares e investe corajosamente na proposta de um cânone reinventado que seja efetivamente poliglota, policultural e, sobretudo, includente. 

"Os temores de Martí de que Cuba viesse a ser engolida pelo "colosso do norte" viriam a se confirmar, em um curto espaço de tempo: em 1906, 20% das terras da ilha pertenciam a investidores norte-americanos, assim como 75% das fazendas de gado."

Opinião: Nosotros In USA foi minha primeira leitura concluída em 2018, é um livro bem diferente do que estou acostumada a ler, pois ele não é fictício e nem tem uma história, é na verdade um estudo sobre o povo latino nos Estados Unidos.

A autora estuda mais especificamente os mexicanos, os porto-riquenhos e os cubanos, ela faz isso através de autores desses países que escrevem histórias sobre o seu povo nos EUA. 

Demorou um pouco para eu realmente me interessar pelo livro, lendo assim sua proposta parece ser um livro de pesquisa chato, mas aos poucos fui me interessando pelo assunto e conclui ele com um grande aprendizado, sobre coisas que não aprendemos nas aulas de história na escola.

O mais interessante é ver como a cultura de um povo pode ser representada pela literatura local, Sonia conseguia fazer um link com as histórias ficcionais dos livros que ela leu com a realidade dos imigrantes. O problema é que não li os livros que ela usa de base para seu estudo, parecem ser boas histórias, mas a maioria nem tem para vender no Brasil.

Nosotros In USA é um livro de estudo, para aprender algo diferente e que está indiretamente presente na nossa realidade. Foi bom ler algo que eu não estava acostumada, até mesmo para sair da minha zona de conforto.

"A cordialidade que se instaura entre os passageiros - o compartilhar ruidoso de experiências, de pequenos presentes comprados para a família, de pastelillos de goiaba, de fatias de salsichão - é restrita a classe econômica."

Comentários

  1. Oi, tudo bem?
    Parece ser bem legal, valeu pela dica
    Blog Entrelinhas

    ResponderExcluir
  2. Oi, Cássia! Não é exatamente o tipo de me livro que me chama a atenção. :/

    Beijo!
    www.controversos.com

    ResponderExcluir
  3. Parece ser um livro bastante interessante por se tratar desse assunto!

    beijo!
    http://gilustre.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  4. Puxa curti a proposta, pra mim tb seria um livro diferente do que estou lendo no momento, mas gosto de leituras que nos mostram um pouco da cultura de outros países. Goseti da dica.

    Bjs, Mi

    O que tem na nossa estante<a

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que gostou Mi, é um livro para sair da zona de conforto!

      Excluir
  5. Parece muito bom esse livro. Adorei a resenha! Também nunca li um livro assim, mas voltado para pesquisa.

    Bjs

    ResponderExcluir
  6. Que livro interessante, Cassia! E desafiador. Deve ser uma leitura incrível. Adorei a resenha, super fora do senso-comum.

    Beijooos
    http://www.aquelaepifania.com.br

    ResponderExcluir
  7. Oi, tudo bem? Eu amei a proposta do livro, pois me interesso muito por pesquisas e história, então com certeza eu leria esse livro. Amo conhecer mais sobre a nação e cultura dos povos, sempre pesquiso na internet sobre várias coisas que me despertam curiosidade. Bjss

    www.historiasdaiza.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que legal Iza! Então você provavelmente gostaria desse livro

      Excluir
  8. Que interessante, deve ser super bacana de entender melhor essa cultura e como vivem num país estrangeiro.

    Beijos
    http://www.pimentadeacucar.com

    ResponderExcluir
  9. Olá! Tudo bem?
    Obrigada por comentar lá no meu blog.
    Volte sempre.

    Bjs,
    Thamiris Nunes ~ miiistoquente

    ResponderExcluir
  10. Eu acho que leituras como essas, que saem da nossa zona de conforto, são totalmente válidas. Não sei se eu iria ler de primeira, mas dica anotada.

    Beijos,
    Pri
    www.vintagepri.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. São ótimas leituras para conferirmos algo diferente!

      Excluir
  11. Oi Cássia,
    Acho que esse livro não é para mim, rs.
    Não me chamou a atenção. Uma pena!
    Beijos
    http://estante-da-ale.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas