[Resenha] O Último Abraço

imagem: Arquivo Estante 450
Livro: O Último Abraço
Autor: Vitor Hugo Brandalise
Editora: Record
Ano: 2017
Gênero: Reportagem, Romance, Drama
Páginas: 138
Nacionalidade: Brasil

Sinopse: Uma obra que abre importante debate sobre a velhice solitária, a crueldade dos asilos para idosos, a eutanásia e o suicídio. Em um ensolarado domingo de setembro de 2014, Nelson Irineu Golla, 74 anos, atendendo à súplica da esposa, Neusa, 72, abraça-se a ela com uma bomba de fabricação caseira junto ao peito e acende o pavio. Embora pareça um romance, “O Último Abraço” é uma grande reportagem, cujo legitimo é o desejo dos protagonistas de morrer. Ela, depois de dois AVCs, definha numa clínica para idosos; ele, inválido de um braço, não suporta mais vê-la implorando com os olhos para que a matem. O caso, que ficara conhecido na Justiça como “um Romeu e Julieta da terceira idade”, é aqui reconstituído por Vitor Hugo Brandalise nos mínimos detalhes. 

"- Aquele dia foi bom, porque ela ficou bastante tempo passeando. Uma hora falei: "Mãe, vamos embora?" Ela negou, disse que queria ver as frutas e os peixes, pois nem lembrava mais como eram. Ela ficou tão feliz..."

Opinião: Vitor Hugo Brandalise, em o Último Abraço, aborda temas delicados que ninguém quer falar sobre: a velhice, o suicídio e a eutanásia. Acompanhamos a história de Nelson e Neusa, um casal que casou ainda jovem e foram companheiros uma vida toda, a velhice não chega da melhor forma para eles.

Nelson não aceita a idade, é aquele tipo de pessoa que acha que "velho só incomoda", e para piorar a situação, Neusa adoece e é internada.

O livro trata de uma história verídica, o que torna tudo mais impactante e mexe ainda mais com o nosso emocional. Não foi uma leitura fácil, o autor consegue fazer com que o leitor se questione sobre os assuntos que citei antes. E pensar sobre suicídio, eutanásia e velhice lendo O Último Abraço não é uma tarefa fácil.

A narrativa de Brandalise faz com que você se sinta próximo dos personagens envolvidos no ocorrido, e no meio do livro foram anexadas algumas fotos do casal, o que torna o livro ainda mais humanizado.

Essa foi uma daquelas leituras que você termina e passa um bom tempo pensando sobre o assunto, é um livro para refletir e pode até mesmo mudar o seu olhar sobre muitos aspectos da vida.

"- Chega-se ao fim da vida e a gente vê tanta coisa que não realizou... O que a gente mas diz é: "Poderia ter feito isso ou aquilo." Tente fazer tudo o que quiser, e então não terá espaço para arrependimento - aconselhou ao neto certa vez."

Comentários

  1. UAU! Que pesado!
    Confesso que não leria... Não faz meu estilo.. :(
    Beijo
    http://estante-da-ale.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Great review, so nice and interesting! Love it!
    Enjoy in weekend! ♥
    My blog: https://thestoryofagothic.blogspot.rs

    ResponderExcluir
  3. Oi! A história parece ser bem forte, visto os temas que aborda. O fato de ser baseado na realidade, dá um ar mais dramático ainda. Gostei bastante da premissa e me animou por ser nacional. Bjos <3

    Click Literário

    ResponderExcluir
  4. Oie
    Apesar de não ser meu estilo de leitura, achei interessante o tema e leria por curiosidade.

    Beijinhos
    https://diariodeincentivoaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Oi, Cássia.
    Eu não imaginava que o livro seria tão emocionante assim. Infelizmente temos que ainda abordar esses assuntos em mais histórias porque precisamos realmente saber lidar com essas questões. Saber que a história é verídica deixa tudo mais real, mais intenso né?
    Talvez eu leia essa obra.
    Beijo
    http://www.suddenlythings.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É super importante abordarmos esses assuntos, ainda mais por uma questão bem simples: todos ficaremos velhos um dia, o livro nos ajuda a ter empatia com pessoas da terceira idade.

      Excluir
  6. Só de ler a sinopse, já deu para ver que a história é triste. Juro que já me deu uma partida no coração, porque até imagino o que vai acontecer (até porque conheço alguém que me pareceu similar ao Nelson).
    Gosta de livros que fazem a gente pensar - que deixam uma marca além de apenas contar uma história.

    Beijos,
    Luisa

    Degradê Invisível

    ResponderExcluir
  7. Uau, temas fortes mesmo! Não conhecia o livro, mas pela resenha parece mesmo uma obra que demorar um pouco para digerir! Bem interessante!

    Bjs, Mi

    O que tem na nossa estante

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Apesar do livro ser pequeno, é uma obra que fica um bom tempo com você!

      Excluir
  8. Me parece um ótimo livro e já acrescentei a lista de livros para comprar. Gosto muito de livros que nos fazem refletir e pensar.

    Adorei teu cantinho e espero passar mais vezes por aqui,

    Feliz 2018,
    Ótima semana,
    https://mylife-rapha.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  9. Olá! Tudo bem?
    Primeiramente, feliz ano novo!
    De fato são temas bem delicados...
    Me interessei pela leitura!
    Desculpe a demora em responder seu comentário.
    Volte sempre que será bem vinda!

    Abraço,
    miiistoquente~

    ResponderExcluir
  10. Uau, que forte. Não sei se conseguiria ler algo tão forte e profundo assim, parece ser um ótimo livro.

    Beijos
    http://www.pimentadeacucar.com

    ResponderExcluir
  11. Oi Cássia, tudo bem??

    Pareceu mesmo uma historia bem interessante ainda mais pelos temas abordados, parece que o impacto, faz o leitor refletir sobre as coisas da vida e o que faz dela. Gostei. Xero!

    https://minhasescriturasdih.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  12. Excelente abordagem no assunto..Muito bom parabéns.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas