[Resenha] A 100 Passos de um Sonho

imagem: AdoroCinema
Filme: A 100 Passos de um Sonho
Ano: 2014
Gênero: Comédia dramática
Duração: 2h 03min
Nacionalidade: EUA
Elenco: Helen Mirren, Om Puri, Manish Dayal, Charlotte Le Bon, Michel Blanc, Rohan Chand, Juhi Chawla, Clemént Sibony, entre outros.
Direção: Lasse Hallström
Sinopse: No sul da França, Madame Mallory (Helen Mirren) é uma respeitada e autoritária dona de um restaurante estrelado no famoso guia Michelin que está cada vez mais preocupada com um estabelecimento indiano, concorrente, que abriu do outro lado da rua do seu empreendimento. Ela trava uma verdadeira guerra contra o vizinho, mas aos poucos conhece o filho do seu adversário, Hassan Kadam (Manish Dayal), um garoto com verdadeiro talento para a culinária. Os dois tornam-se amigos, e Mallory passa a guiá-lo pelos conhecimentos da refinada gastronomia francesa, sem abandonar a tradição indiana, encorajando-o a alçar voos muito mais altos. 

imagem: Época NEGÓCIOS

Opinião: Até agora não sei o porque este filme estava na minha "lista de filmes para assistir" (sim, eu tenho uma lista de filmes que quero assistir). Quando li a sinopse confesso que não fiquei muito interessada, mas como o filme estava disponível na Netflix, decidi olhar, e tive uma surpresa muito agradável.

No início do filme conhecemos a história da família indiana e como eles vão parar na Europa. Quando eles chegam na França, Papa Kadam, o pai, decide que é ali que eles tem que ficar. Logo eles conhecem a concorrência que terão que enfrentar, e a dona do restaurante, Madame Malorry, uma francesa nada simpática.

O interessante do filme são os diversos temas que eles conseguem abordar dentro de duas horas, o amor pela culinária, as dificuldades na Índia, a xenofobia e também tem espaço para um romance.

imagem: Quer Saber

A família Kadam sofre muito preconceito na França, principalmente pelo fato de eles serem mais animados e barulhentos e os franceses serem mais reservados. O restaurante dos indianos inclusive sofre um ataque, momento do filme em que a xenofobia fica mais explícita.

O foco claro, está na trajetória de Hassan como cozinheiro, ele tem um dom natural para a gastronomia e também é muito estudioso, assim logo consegue seu lugar de destaque. 

O filme além de nos mostrar essas duas culturas tão diferentes, nos mostra que ambas, e qualquer outra cultura, podem conviver em harmonia. O longa tem essa mensagem que atualmente é muito importante e precisa ser divulgada e reforçada. 

Filme completo (dublado) aqui.

Confira o trailer:

Comentários

  1. Filme muito bom, assisti, os franceses não curtem indianos já que foram colonizados pelos ingleses no século passado enriquecendo-os mais ainda.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acho muito interessante esse aspecto cultural trabalhado no filme

      Excluir
  2. Nossa, tá na minha lista de filmes da Netflix tb! Confesso que estava deixando pra depois, mas acho que vou passar na frente dos outros , a resenha me deixou empolgada, Gosto de filmes que falem de outras culturas e do tema culinária! Acho que vou curtir!

    Bjs, Mi

    O que tem na nossa estante

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. hahaha é maravilhoso e super leve para assistir, você vai gostar!

      Excluir
  3. Oi Cássia
    Não conhecia o filme, mas parece interessante
    O tipo de filme que gosto de assistir
    Vou tentar assistir no finde

    Bjooos
    muitospedacinhosdemim.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  4. Já vou procurar no Netflix para assistir, parece ser incrível e maravilhoso demais, gosto de filmes assim. Encantada com sua resenha.

    Beijos
    http://www.pimentadeacucar.com

    ResponderExcluir
  5. Oiê... não conhecia o filme, mas o nome Kadan me fez lembrar da série A Maldição do Tigre, que tem este nome em um personagem que eu amo... Que bom que no fim foi uma surpresa boa curtir a história... fiquei curiosa também. Xero!

    https://minhasescriturasdih.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Oie
    Adorei a dica de filme, eu ainda não conhecia e fiquei com vontade de assistir. Gostei dos assuntos abordados.

    Beijinhos
    https://diariodeincentivoaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Será que ainda tem na Netflix? Já quero assistir, eu gosto de comédias desse estilo :)

    Beijos,
    Pri
    www.vintagepri.com.br

    ResponderExcluir
  8. Parece ser muito interessante. Mulher também moro em Aracaju, entre em contato comigo pra gente conversar :D
    Beijos

    http://submersa-em-palavras.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  9. Amei, Amei, Amei. Amo filme assim, ainda não tinha assistido ele, mais já quero muito assistir. Bjos

    ResponderExcluir
  10. Já passei por esse filme diversas vezes na Netflix, mas nunca parei para assistir. Sua resenha me deixou intrigada! Adoro filmes de culinária e acho os indianos muito divertidos, apesar das dificuldades que passam. Vou marcar para assistir nas férias!!

    New in Makeup

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Os indianos são um exemplo para nós não é mesmo? A alegria desse povo nos contagia

      Excluir
  11. Amei! parece muito bom. Moro em Sergipe, sempre vou a Aracaju! Conheço a blogueira Monyque! Entre em contato comigo! bjss

    www.historiasdaiza.blogspot.com

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas