Projeto 52 Semanas: São João

Olá leitores!

O tema do Projeto 52 Semanas dessa vez é São João, e para chegar no assunto que quero lhes mostrar, primeiro vamos conhecer melhor a história dessa data?

imagem: Estante 450

Como surgiram as festas juninas? As festas juninas homenageiam três santos católicos: Santo Antônio (no dia 13 de junho), São João Batista (dia 24) e São Pedro (dia 29). No entanto, a origem das comemorações nessa época do ano é anterior à era cristã. No hemisfério norte, várias celebrações pagãs aconteciam durante o solstício de verão. Essa importante data astronômica marca o dia mais longo e a noite mais curta do ano, o que ocorre nos dias 21 ou 22 de junho no hemisfério norte. Diversos povos da Antiguidade, como os celtas e os egípcios, aproveitavam a ocasião para organizar rituais em que pediam fartura nas colheitas.

O curioso é que os índios que habitavam o Brasil antes da chegada dos portugueses também faziam importantes rituais durante o mês de junho. Apesar de essa época marcar o início do inverno por aqui, eles tinham várias celebrações ligadas à agricultura, com cantos, danças e muita comida. Com a chegada dos jesuítas portugueses, os costumes indígenas e o caráter religioso dos festejos juninos se fundiram. É por isso que as festas tanto celebram santos católicos como oferecem uma variedade de pratos feitos com alimentos típicos dos nativos. Já a valorização da vida caipira nessas comemorações reflete a organização da sociedade brasileira até meados do século 20, quando 70% da população vivia no campo. Hoje, as grandes festas juninas se concentram no Nordeste, com destaque para as cidades de Caruaru (PE) e Campina Grande (PB).

Fonte: Mundo Estranho

imagem: PB Hoje

Como as festas juninas são muito tradicionais no Nordeste do Brasil, pensei em linkar essa data com a literatura nordestina e assim poder adaptar o tema do projeto à proposta do Estante 450. 

Sendo assim, no post de hoje vamos conhecer algumas obras literárias de escritores nordestinos.

1. Capitães de Areia, Jorge Amado: Pedro Bala, Professor, Gato, Sem Pernas e Boa Vida são adolescentes abandonados por suas famílias, que crescem nas ruas de Salvador e vivem em comunidade no Trapiche. Eles praticam uma série de assaltos e são constantemente perseguidos pela polícia. Um dia, Professor conhece Dora e seu irmão Zé Fuinha e os leva até o Trapiche, o que desencadeia a excitação dos demais garotos, que não estão acostumados à presença de uma mulher no local. Aos poucos, nasce o afeto entre o líder do grupo e a jovem. 

Jorge Amado nasceu em 1912, na cidade de Itabuna, Bahia. 

2. Vidas Secas, Graciliano Ramos: Retrata a vida miserável de uma família de retirantes sertanejos obrigada a se deslocar de tempos em tempos para áreas menos castigadas pela seca.  

Graciliano Ramos nasceu em 1892, na cidade de Quebrangulo, Alagoas.

3. As Três Marias, Rachel de Queiroz: A história tem início nos pátios e salas de aula de um colégio interno dirigido por freiras: Maria Augusta, Maria da Glória e Maria José são amigas inseparáveis que ganham de seus colegas e professores o apelido de 'as três Marias'. À noite, deitadas na grama e olhando para o céu, as meninas se reconhecem na constelação com a qual dividem o nome. A estrela de cima é Maria da Glória, resplandecente e próxima. Maria José se identifica com a da outra ponta, pequenina e trêmula. A do meio, serena e de luz azulada, é Maria Augusta - ou simplesmente Guta, como sempre preferiu ser chamada.  

Rachel Queiroz nasceu em 1910, na cidade de Fortaleza, Ceará.

Essas são minhas três dicas para quem quer aproveitar a época de São João para colocar a leitura em dia, o que acharam? Já leram algum desse livros? Deixem suas opiniões nos comentários 👇

Para acompanhar os outros post do Projeto 52 Semanas, é só clicar na TAG.

Quer conhecer todas as blogueiras que participam do projeto? Clique aqui.


Comentários

  1. Olá!
    Muito interessante este projeto, gostei! Ano passado eu li Capitães de Areia e simplesmente me apaixonei pela livro, pelo autor. Ainda não tive a oportunidade de ler os outros que você citou, mas acredito que sejam leituras maravilhosas também.

    Beijos
    Cantinho da Escrita

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Lídia! Capitães de Areia é realmente uma leitura encantadora!

      Excluir
  2. Adorei o post! Sempre bom ler mais sobre o Nordeste. As maiores festas de São João são em Caruaru e Campina Grande? NÃAAAAO, em Caruaru minha cidade de certeza. Estamos no Guinness haahhaha amo meu país e capital do forró e irei defendê-la!

    Beijos
    Próxima Primavera

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. hahaha sempre vejo as festas da sua cidade nas matérias dos jornais nessa época Clarissa!

      Excluir
  3. Boa noitee! Tudo bem?
    Não conhecia o projeto mas achei muito bacana a ideia.
    Sempre comemoro São João desde criança e amo!
    Tô voltando das férias bem animada com o blog e tem post novo sobre a minha viajem lá.
    Muito obrigada pelo seu comentário.
    Volte sempre!

    ~ miiistoquente

    ResponderExcluir
  4. Capitães de Areia é ótimo! Post muito bom!

    aproveita e segue o blog?
    Valeu! | OWNTHETIDE

    ResponderExcluir
  5. Oi Cássia, tudo bem? Adorei o post, com certeza já tinha ouvido falar de Graciliano Ramos e de Jorge Amado (inclusive estou até lendo Capitães da Areia, que coincidência aaaaa), além disso estou surpresa pois não sabia que Rachel de Queiroz era nordestina, muito feliz de saber que tem uma representante nordestina e ainda mulher na nossa literatura brasileira. Eu amo São João e como sou do Nordeste, achei que você arrasou ao fazer essa conexão entre festa juninas e autores nordestinos! Bejinhos

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas