(OPINIÃO) SOCIEDADE DOS POETAS MORTOS

imagem: O Que Assistir Hoje à Noite
Filme: Sociedade dos Poetas Mortos
Lançamento: 1990
Duração: 2h 08min
Gênero: Comédia Dramática
Diretor: Peter Weir
Elenco: Robin Williams, Ethan Hawke e Robert Sean Leonard

Sinopse: Em 1959 na Welton Academy, uma tradicional escola preparatória, um ex-aluno (Robin Williams) se torna o novo professor de literatura, mas logo seus métodos de incentivar os alunos a pensarem por si mesmos cria um choque com a ortodoxa direção do colégio, principalmente quando ele fala aos seus alunos sobre a "Sociedade dos Poetas Mortos".
 
Opinião: O filme foi lançado nos anos 90, mas traz um tema que ainda é atual. Em uma escola extremamente regrada e autoritária, obviamente um professor com um método de ensino diferente iria incomodar. Além da escola, alguns pais também são rígidos com seus filhos, como o pai de Neil Perry, um garoto que sonha em ser ator, enquanto pai quer que ele seja médico.

No início, é um filme tranquilo e com várias cenas divertidas, mas no final ele ganha um clima pesado e faz o telespectador tomar consciência da realidade vivida por aqueles jovens. Com os diversos acontecimentos que tiram a Welton Academy da sua rotina, o professor John acaba sendo demitido, mas a cena final mostra que a maioria dos alunos aprendeu muito com os ensinamentos dele e que sabem que ele não é o culpado de tudo o que ocorreu. 

Com certeza é uma forte crítica ao sistema educacional e também à orientação dada por muitos pais, por mais que seja uma ficção, o filme apresenta situações que encontramos facilmente na sociedade.

Filme completo (dublado) aqui.

Trailer:


Comentários

Postagens mais visitadas