(CINEMA BRASILEIRO) SANEAMENTO BÁSICO, O FILME

Filme: Saneamento Básico, o Filme
Lançamento: 2007
Direção: Jorge Furtado
Gênero: Comédia
Sinopse: Os moradores de Linha Cristal, uma pequena vila de descendentes de colonos italianos localizada na serra gaúcha, reúnem-se para tomar providências a respeito da construção de uma fossa para o tratamento do esgoto. Eles elegem uma comissão, que é responsável por fazer o pedido junto à subprefeitura. A secretária da prefeitura reconhece a necessidade da obra, mas informa que não terá verba para realizá-la até o final do ano. Entretanto, a prefeitura dispõe de quase R$ 10 mil para a produção de um vídeo. Este dinheiro foi dado pelo governo federal e, se não for usado, será devolvido em breve. Surge então a idéia de usar a quantia para realizar a obra e rodar um vídeo sobre a própria obra, que teria o apoio da prefeitura. Porém a retirada da quantia depende da apresentação de um roteiro e de um projeto do vídeo, além de haver a exigência que ele seja de ficção. Desta forma os moradores se reúnem para elaborar um filme, que seria estrelado por um mostro que vive nas obras de construção de uma fossa. 


Opinião: Conheço pouco sobre o cinema brasileiro, e já tenho como meta para 2017 olhar mais filmes produzidos aqui. Nunca tinha ouvido falar desse filme, e quando vi que o gênero era comédia já esperava aquela comédia apelativa, típico da maioria dos filmes do gênero. Mas de apelativo o filme não tem nada, com um elenco de peso (Wagner Moura, Fernanda Torres, Lázaro Ramos, Camila Pitanga, entre outros) o filme tem um ritmo diferente. Sem forçar piadas e situações, o humor está presente ao longo do filme de uma forma bem sutil.  

Além da comédia, o filme traz uma importante mensagem, sobre o direito da comunidade de ter, pelo menos, um sistema de saneamento básico, e o quanto pode ser difícil conquistar isso. Ao longo do filme, enquanto os personagens estão empenhados na produção do filme e na construção da fossa, o prefeito aparece raramente, e sempre com um discurso montado e vazio de significado, algo que não é só na ficção que acontece, né?

Na maior parte do tempo, todos lidam muito bem com o desafio e o filme corre sem grandes problemas, isso deixou o filme um pouco "parado" e o telespectador pode não se prender muito ao assistir. Mas a história é muito interessante e vale a pena assistir para refletir um pouco sobre o assunto.

Trailer:

 

Comentários

  1. Gostei do blog! Espero que a meta de conhecer mais filmes nacionais seja cumprida! Se me permite duas sugestões de comédia: Estômago e Narradores de Javé. Não são tão conhecidos, mas eu gostei bastante.

    ResponderExcluir
  2. Olá!
    Nunca tinha ouvido falar nesse filme. Fiquei curiosa, vou procurar!
    Beijos

    www.lendoeapreciando.com

    ResponderExcluir
  3. O que você achou do final ? visto que, a criação do filme era para melhoria das condições do saneamento básico, mas o dinheiro acabou sendo usando como ''centro turístico'' ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Achei um final bem realista, já que no Brasil normalmente o dinheiro de uma obra é desviado para algum outro objetivo

      Excluir
  4. Adorei saber dos lançamentos :3

    www.vestindoideias.com

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas